SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Beto Piteri (Republicanos) está eleito prefeito de Barueri. Com 36% das urnas apuradas, o atual vice-prefeito da cidade, que fica na região metropolitana de São Paulo, tem 56,27% dos votos, contra 43,73% de seu oponente Gil Arantes (União Brasil). Piteri terminou o primeiro turno na liderança, tendo somado 48% ante 39% do adversário.
Com o resultado, o prefeito Rubens Furlan (PSB), que indicou Piteri para disputar as eleições, revigora o seu domínio político na cidade. Ao todo, Furlan acumula seis mandatos à frente da Prefeitura de Barueri. Piteri foi seu secretário de Obras e de Governo. Na década de 1980, assumiu o Executivo de Jandira, cidade vizinha a Barueri.
A hegemonia de Furlan é tanta que Arantes foi, por 25 anos, um aliado. A união foi rompida em 2011, ano em que o prefeito se negou a apoiar a candidatura de Arantes ao cargo de deputado estadual ele se elegeria mesmo assim. O candidato do União Brasil não era, portanto, um desconhecido para a população de Barueri, tendo sido três vezes prefeito da cidade.
Nestas eleições, Arantes teve o apoio de Pablo Marçal (PRTB), que se candidatou ao Executivo de São Paulo e terminou a campanha em terceiro lugar. Marçal se comprometera a assumir a secretaria de Empreendedorismo do município, em caso de vitória de seu aliado.
Em 2015, a Procuradoria-Geral de Justiça acusou Arantes de ter cometido 63 crimes, entre desvios de verba pública e lavagem de dinheiro. Arantes foi apontado como o mentor de um esquema de corrupção, com o superfaturamento de imóveis desapropriados. Ao todo, o Ministério Público cobrou do ex-prefeito a devolução de R$ 26 milhões ao município. Ele terminou aquele seu terceiro mandato graças a uma liminar.
A saúde pública foi o tema que dominou o debate durante a corrida eleitoral em Barueri. Ambos os candidatos fizeram promessas para modernizar o atendimento na cidade e diminuir a fila em pronto-socorro e nos hospitais. Barueri fica a 26 km da praça da Sé, em São Paulo, e conta com mais de 316 mil habitantes e o quinto maior PIB dos municípios da região metropolitana.
De 2010 até 2022, a população de Barueri subiu 31%, crescimento motivado pelas famílias que migram para a cidade, em busca de melhores condições de vida o município é onde fica Alphaville, um dos bairros de alta renda mais conhecidos do país.
O Datafolha havia projetado esse resultado às 18h46. Para projetar a vitória de um candidato, o Datafolha acompanha os dados da apuração divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, por meio de um sistema próprio, faz a projeção do resultado considerando o peso que cada zona eleitoral tem em relação ao total de eleitores de cada cidade. Quando há um número razoável de votos apurados em todas as zonas eleitorais, poderá ser possível estimar que um candidato não pode mais ser ultrapassado, e, portanto, projetar sua vitória.
GUSTAVO ZEITEL / Folhapress