A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou na última sexta-feira (1), os Critérios de Aeronavegabilidade para a aeronave EVE-10, da EVE Soluções de Mobilidade Aérea Urbana. Neste documento, são apresentadas algumas regras que a aeronave precisa cumprir, quanto à estrutura, sistemas de controle, propulsão e bateria.
A publicação dos critérios de aeronavegabilidade é um passo importante para o processo de certificação da aeronave, já que se trata de um equipamento totalmente novo no setor aéreo e não há regulamento que possa ser prontamente utilizado como base de certificação. Conforme o arcabouço legal, a Anac pode emitir critérios de certificação de produtos aplicáveis a casos especiais de aeronaves utilizando partes dos regulamentos já existentes e que sejam considerados apropriados para a aeronave e aplicáveis ao projeto de tipo em questão, e ainda acrescentar outros critérios considerados necessários para prover segurança equivalente aos regulamentos existentes.
Próximos passos da certificação
Finalizada a fase de definição da base de certificação, tem continuidade a fase de aprovação dos planos de certificação e demonstração de cumprimento com os requisitos por parte da EVE. Na sequência, virá a fase de verificação de cumprimento, para enfim ser emitida a certificação.
Clique aqui e confira as regras.
*Matéria feita com informações da Anac.