RIO DE JANEIRO, RJ E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) percorreram 13,4 milhões de quilômetros para realizar trabalhos de coleta de dados do Censo Demográfico 2022, indica balanço divulgado nesta quinta-feira (14) pelo órgão de pesquisas.
O IBGE afirma que essa distância equivale a aproximadamente 335 voltas na Terra, usando como referência a linha do Equador, com extensão aproximada de 40 mil quilômetros.
Para levantar os dados da pesquisa, os recenseadores podiam percorrer mais de uma vez as mesmas ruas e avenidas em busca dos entrevistados.
O trajeto divulgado pelo IBGE considera a atuação dos agentes em setores censitários classificados como rurais ou urbanos de “baixa densidade de edificações”.
“Os dados de setores classificados como urbanos de alta densidade de ocupações e núcleos urbanos não foram considerados para fins de tratamento dos seus trajetos, pois a metodologia empregada neste produto não é a mais adequada para tais configurações”, diz o instituto em publicação sobre o tema.
Segundo o IBGE, Brasília teve o maior trajeto percorrido (55.617 quilômetros), mesmo tendo apenas a 259ª maior área territorial do país. Porto Velho (RO) e Petrolina (PE) apareceram na sequência da lista de municípios, com 22.578 quilômetros e 22.425 quilômetros.
“Brasília tem área rural bastante povoada. Eventualmente, por problemas de necessidade de retornar ao domicílio para a abordagem com o morador, foi necessário percorrer esse território mais vezes do que outros”, disse o analista do IBGE Eduardo Luis Teixeira Baptista.
Metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro não aparecem no ranking dos dez municípios com as maiores extensões de trajetos, segundo o instituto.
“A pergunta que pode ser feita é por que São Paulo e Rio estão fora desse ranking. Aí justifico [que é] por questão do recorte territorial feito, de se lidar apenas com setores censitários em áreas rurais e áreas urbanas de baixa densidade”, disse o técnico.
Os dados do Censo foram captados pelos recenseadores com o uso de equipamentos eletrônicos chamados de DMCs (dispositivos móveis de coleta).
MUNICÍPIOS COM MAIORES TRAJETOS PERCORRIDOS NO CENSO
– Brasília (DF): 55.617 km
– Porto Velho (RO): 22.578 km
– Petrolina (PE): 22.425 km
– Manaus (AM): 20.788 km
– Mogi das Cruzes (SP): 20.769 km
– São Félix do Xingu (PA): 20.627 km
– Caxias do Sul (RS): 19.283 km
– Boa Vista (RR): 18.292 km
– Cuiabá (MS): 18.030 km
– Teresina (PI): 17.985 km
_Fonte: IBGE_
LEONARDO VIECELI E LUCAS LACERDA / Folhapress