A Câmara Municipal de Jacareí aprovou, na quinta-feira (21), um projeto de lei que permite o desembarque fora dos pontos oficiais para passageiros com deficiência, mobilidade reduzida e idosos no transporte público coletivo. O documento agora aguarda aprovação do prefeito Izaias José de Santana (PSDB)
De acordo com o projeto, assinado pelo vereador Paulinho dos Condutores (Podemos), a medida tem como objetivo facilitar a mobilidade e garantir segurança aos usuários. Além disso, o projeto prevê que o benefício será controlado por um sistema eletrônico de bilhetagem da concessionária de transporte, para assegurar a eficácia da operação.
Caso seja aprovado, o desembarque fora dos pontos seria autorizado das 21h às 5h, desde que solicitado por usuários cadastrados no sistema eletrônico e com embarque registrado. Além disso, os motoristas não poderão mudar o itinerário da linha.
O projeto também especifica que o benefício não será aplicável em corredores exclusivos do sistema público de transporte, onde os desembarques continuarão restritos às paradas obrigatórias.