BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, focou uma mensagem positiva, se termos expressamente negativos, em seu pronunciamento em rede nacional realizado nessa quarta-feira (27).
Os termos e expressões utilizados pelo ministro demonstram positividade. Um exemplo disso é na justificação das medidas como a criação de um Brasil mais forte e mais justo, que aparece quatro vezes sob formas diferentes.
Outro exemplo são citações ao caminho certo (“hoje, temos sinais claros de que estamos no caminho certo) e avanços econômicos e sociais duradouros (“[o pacote] busca garantir avanços econômicos e sociais duradouros”).
A análise foi feita pela inteligência artificial NotebookLM, do Google.
Além disso, ele evitou completamente termos negativos. Ao invés disso, apresentou alguns problemas como desafios.
“Diante do cenário externo, com conflitos armados e guerras comerciais, precisamos cuidar ainda mais da nossa casa”, apontou Haddad.
A repetição de frases e termos é uma tática conhecida do marketing político. A técnica reforça a mensagem central do pronunciamento e fixa esse conceito na mente do público.
Outra técnica de marketing político utilizada nesse discurso e costumeiramente utilizada é a criação de um inimigo comum. No caso desse, é a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não é citado pelo nome.
“Já devolvemos ao trabalhador e à trabalhadora o ganho real no salário mínimo. Esse direito, esquecido pelo governo anterior, retornou com o presidente Lula”, disse Haddad.
Em outro momento, ele aponta que “para garantir que as políticas públicas cheguem a quem realmente necessita, vamos aperfeiçoar os mecanismos de controle, que foram desmontados no período anterior”.
Para a ferramenta, o discurso de Haddad tem foco na ação ao utilizar verbos como trabalhar, construir, garantir e aumentar, entre outros.
Outra marca do pronunciamento é o compromisso social. Nesse campo, a análise lista como exemplos as palavras “justo”, “igualdade”, “famílias”, “trabalhador”, “pobreza” e “dignos”. Todas elas, prossegue, reforçam a ênfase em políticas públicas voltadas para a justiça social e a melhoria da qualidade de vida da população.
Entre os termos mais citados por Haddad está o Brasil, mencionado sete vezes, e o presidente Lula (PT), lembrado diretamente quatro vezes.
LUCAS MARCHESINI / Folhapress