O governador do estado de São Paulo João Dória (PSDB) restringiu a reabertura do comércio em Ribeirão Preto na manhã desta sexta-feira (29). Como publicado no Diário Oficial do estado de São Paulo, o governador limitou em 20% toda a capacidade de clientes dentro das lojas e shoppings, invalidando então a decisão do prefeito da cidade Duarte Nogueira (PSDB), que propunha 35% da capacidade total.
Dória também alterou o horário de funcionamento do comércio, diminuindo em duas horas. Shoppings e as lojas de rua terão que funcionar por menos tempo, agora por quatro horas seguidas, não mais seis horas como Nogueira apresentou em seu decreto ontem, quinta-feira (28).
“A gente tinha esse receio, é importante o governador assinar o decreto e publica-lo. Com certeza a gente vai ter que rever estas informações que foram passadas ontem e vamos nos reunir agora e até o final da tarde o governo municipal vai se organizar”, afirma Paulo Garcia, presidente do Sincovarp.
Durante o anúncio da reabertura gradual do comércio na última quarta-feira (27), Dória anunciou a reabertura progressiva baseada em números de cada município do estado, ou seja, cada município teria seu próprio decreto de acordo com os critérios definidos pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê de Contingência para o coronavírus.
“Os governos municipais podem restringir mais aquilo que o governo do estado coloca, mas não diminuir a restrição. Qualquer prefeitura que decidir correr fora do que o governo do estado colocar, vai estar correndo o risco de o Ministério Público bloquear a reabertura”, concluiu Garcia.