Um homem foi morto a tiros e outro ficou ferido ao ser baleado durante uma perseguição de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) em São José dos Campos, na tarde de quinta-feira (12). Nenhum guarda ficou ferido no confronto.
Leia mais notícias da região aqui.
Um vídeo, gravado pelas câmeras pelo Centro de Segurança Integrada (CSI) da prefeitura, registrou a perseguição – veja abaixo.
De acordo com o boletim de ocorrência, os guardas estavam fazendo um patrulhamento de rotina e foram alertados pela central de que dois homens estavam em uma moto roubada no bairro Alto da Ponte.
Os guardas alegam que a central de monitoramento identificou que os homens foram para a avenida JK, na região da Vila Industrial e os GCMs deram início a uma perseguição, mas os ocupantes não obedeceram a ordem de parada e fugiram em direção ao bairro Residencial São Francisco.
A perseguição continuou até que, em um determinado momento, os suspeitos desceram do veículo e fugiram a pé.
Segundo os guardas, quando foi iniciada a fuga a pé, um dos homens colocou a mão na cintura, aparentando estar armado. Devido a isso, os agentes atiraram, acertando os dois suspeitos.
Um dos homens morreu no local e outro foi socorrido ao pronto-socorro, onde recebeu atendimento. Com as vítimas, foi encontrado um revólver calibre 38 e uma arma falsa. Também foi identificado que a moto usada para fugir dos GCMs era roubada.
O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial na delegacia e será investigado pela Polícia Civil.
Procurada pelo Portal THMais, a Prefeitura de São José dos Campos informou que “na noite desta quinta-feira (12), na região norte, dois indivíduos abordaram uma pessoa em uma motocicleta. A vítima resistiu inicialmente e foi agredida, mas acabou entregando o veículo após os assaltantes exibirem uma arma. Os criminosos fugiram sem usar capacetes”.
Ainda segundo a prefeitura, “a vítima entrou em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), que acionou o sistema de monitoramento CSI (Centro de Segurança e Inteligência). Na região da Via Cambuí, ao avistarem a GCM, os suspeitos abandonaram a motocicleta e fugiram para uma área de mata. Durante o acompanhamento, os indivíduos atiraram contra os agentes, que revidaram”.
Por fim, a prefeitura disse que “ambos os suspeitos foram atingidos pelos disparos. Um deles faleceu no local, enquanto o outro foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Municipal” e que a “ocorrência foi apresentada à autoridade policial”.
Veja o vídeo da perseguição: