Na última sexta-feira (13), em Santos, um plano inédito de urbanização no País: o Parque Palafitas. O projeto-piloto prevê a construção de 60 unidades habitacionais. Em uma área de mil metros quadrados na comunidade do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste. O objetivo da Prefeitura é estabelecer uma nova forma de ocupação nessas áreas originalmente de mangues. Além de promover o bem-estar dos moradores e a recuperação ambiental.
O estaqueamento é a primeira etapa do projeto, que, na sequência, envolve a construção de 60 unidades habitacionais em estruturas modulares. É utilizada uma metodologia de estaqueamento aplicada em outros países e semelhante à utilizada na construção de terminais portuários. Destacando-se pelas abordagens sustentável e social, com soluções construtivas mais simples e rápidas.
O Parque Palafitas contará com iluminação pública e saneamento básico. Os prédios comerciais e institucionais terão energia solar, e haverá espaços para lazer e comércio, além de equipamentos públicos, parques e áreas para regeneração do mangue.
Confira mais detalhes na reportagem: