PELOTAS, RS (FOLHAPRESS) – O CEO do Banco MUFG se desculpou nesta segunda-feira (16) pelo furto de mais de 1 bilhão de ienes (R$ 39,5 milhões) em ativos de clientes por um ex-funcionário, informou a agência de notícias Reuters. Junichi Hanzawa ainda prometeu melhores medidas de conformidade.
Segundo a reportagem, o banco informou que o funcionário usou uma chave reserva para acessar cerca de 60 cofres em duas agências de Tóquio durante mais de quatro anos.
“Como um caso que ameaça as bases do negócio bancário, que é construído sobre a confiança, levamos isso muito a sério”, disse Hanzawa, o diretor executivo do Banco MUFG, em coletiva de imprensa.
O CEO afirmou que o banco está trabalhando em medidas para prevenir a recorrência e o banco também foi ordenado a apresentar um relatório à Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA).
O Banco MUFG foi informado sobre o caso em outubro e o funcionário foi demitido em novembro.
Conforme a Reuters, o maior grupo financeiro do Japão foi ordenado pela FSA a apresentar planos de melhoria de negócios após violações nas regulamentações de “firewall” em seus setores bancário e de valores mobiliários.
O grupo é o segundo gigante japonês a sofrer com escândalos este ano. A maior corretora do Japão, Nomura Holdings, também foi abalada por um incidente em que um funcionário foi acusado de tentativa de homicídio e roubo de clientes da empresa no mês passado.
Redação / Folhapress