RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Reflexões

Adelmo Pinho
Adelmo Pinho
Adelmo Pinho escreve a coluna Reflexão no TH+ Araçatuba. É articulista, cronista e membro da Academia de Letras de Penápolis e da Academia Araçatubense de Letras. Foi Procurador do Estado de São Paulo e está como Promotor de Justiça desde 1995.
Imagem Ilustrativa

O amor é humano ou transcendental? A paixão é uma espécie de amor ou patologia? O amor é sempre bom ou pode ser ruim? Bichos amam? Em quem você confia mais, no ser humano, ou no animal de estimação? A história é uniforme ou descontínua? Houve progresso?

A fé aprisiona ou liberta? O pecado e a culpa são dogmas de controle da Igreja sobre Cristãos ou verdades incontestáveis? A doutrina sobre o “Pecado Original” de Adão e Eva (Gênesis – Antigo Testamento) foi uma tese de Santo Agostinho? Essa doutrina é aceita pelo Judaísmo ou pelo Islamismo?

Pecar é o não se conformar com a lei divina (Santo Tomás de Aquino) ou qualquer transgressão à ética ou à moral? A fé é uma fuga da realidade ou a salvação do homem? Sem fé a vida não tem sentido? Existe fé sem ética ou ética sem fé? O Politeísmo possui maior possibilidade de “acerto” que o Monoteísmo?

Quem tem razão, o Teocentrismo ou o Antropocentrismo? O Secularismo está certo ou errado? Agnóstico é quem espera ser convencido por mitos ou religiões? A religião pretende voltar a ter supremacia sobre o Estado? O Positivismo exerceu influência sobre o Espiritismo?

Quem tem mais poder: o Estado, instituições financeiras ou religiões? Por que não se critica instituições financeiras? Bancos (instituição financeira) têm prejuízo? Cartão de crédito é a falsa ilusão de uma renda extra que te afunda, ou uma boa opção?

Controlar o desejo é fazer aquilo que não queremos ou deixar de fazer o que queremos (Kant)? Por que a arte, a cultura e a literatura são atacadas pela extrema-direita? Por que a dor “social” (rejeição ou exclusão) machuca tanto quanto a dor física (Elliot Aronson)? Pele clara é sinônimo de superioridade racial?

O negacionismo sobre o aquecimento global é ignorância ou interesse fomentado por mega-capitalistas? Quem nasceu primeiro, o corrupto ou o corruptor? Autenticidade, no mundo contemporâneo, é sinônimo de idiotia ou heroísmo? Na vida falta-nos o “estranhamento” poetizado por Clarice Lispector?

O que quis transmitir Kafka em “A Metamorfose”? Quem tinha razão sobre o insepulto de Polinice, Antígona ou Cleonte (Sófocles)? Por que o espantoso não nos espanta mais (Modesto Carone)? Os Intelectuais são considerados nocivos à sociedade porque pensam mais que a maioria?

Por que julgamos saber muito sobre coisas da vida, quando pouco conhecemos sobre nosso “eu” interior? O controle da mente é o segredo da vida e de como ela se desenvolverá? A loucura é uma recente invenção humana – forma de exclusão e controle social (Foucault)? A vida é uma contradição, já que se nasce para morrer, ou a morte é o início de uma nova vida (fé)? 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS