A semana deve ter temperaturas altas com possibilidade de fortes chuvas em áreas isoladas na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. As informações são do pesquisador e meteorologista Gustavo Escobar, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com o profissional, as temperaturas elevadas e sensação de abafamento devem durar toda a semana, mas, mesmo assim, o clima deve ficar instável, já que um cavado – região de baixa pressão na troposfera média – deve se intensificar, trazendo maior instabilidade atmosférica.
Por causa do fenômeno, são esperadas pancadas de chuva fortes, principalmente a tarde e a noite. A expectativa é de que essas precipitações sejam rápidas e intensas, com acumulados que podem atingir cerca de 20 milímetros em pontos específicos.
Na região do Vale do Paraíba, as temperaturas devem oscilar entre 30°C e 32°C, enquanto no Litoral Norte devem variar de 26°C a 30°C, dependendo da nebulosidade. Já em Campos do Jordão, os termômetros devem registrar máximas em torno de 24°C e 25°C.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil alertou para a possibilidade de temporais no Estado de São Paulo entre esta segunda-feira (6) e domingo (12).
De acordo com o aviso, o comportamento das chuvas tende a ser típico de verão, com pancadas isoladas e de curta duração, especialmente durante o período da tarde. Apesar de rápidas, essas chuvas podem ser intensas, acompanhadas de raios, ventos fortes e queda de granizo, principalmente nas regiões da Capital, Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Litoral Sul, Baixada Santista e Litoral Norte.
Por causa do alerta, a corporação orienta a população a adotar medidas preventivas e a seguir as recomendações de segurança durante a semana:
- Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos;
- Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas;
- Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias;
- Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos.
Em emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.