Com uma atuação convincente na primeira etapa, o Botafogo goleou o Tuna Luso-PA por 4 a 0, nesta quinta-feira (09), no Estádio Mário Lima Santos, em Brodowski, pela última rodada da primeira fase do Grupo 6 da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Os gols botafoguenses foram marcados por Pedro Tortello (2) e Thalles (2). O camisa nove balançou as redes aos 2 minutos e aos 20 minutos do primeiro tempo, enquanto o camisa 10 marcou aos 41 minutos da etapa inicial e aos 45 minutos do segundo tempo.
Com a vitória, o Tricolor terminou a primeira fase na liderança da chave, com sete pontos —um ponto a mais do que o Bandeirante-SP, que encerrou na segunda posição.
Na próxima fase, o Pantera enfrentará o segundo colocado do Grupo 5, que conta com Guarani, Atlético-MG, Nova Iguaçu e Francana. A definição ocorrerá ainda quinta-feira.
O jogo da segunda fase deverá ser realizado novamente no Estádio Mário Lima Santos, em Brodowski, no domingo (12).
O jogo
Com o objetivo de conquistar a vitória e a liderança da chave, o treinador Alan Ribeiro promoveu duas alterações na equipe em relação ao último jogo.
A primeira modificação foi no sistema defensivo com o retorno do lateral direito equatoriano Jeampaul, que cumpriu suspensão, na vaga de Lucas.
Já a segunda substituição foi a presença do atacante William como titular. Ele substituiu o meio-campista Guilherme, suspenso pelo segundo cartão amarelo. Com isso, Pedro Severino jogou mais centralizado e Pedro Tortello formou a dupla de volantes com Yuri.
Com essa formação, o Botafogo começou pressionando o adversário, assim como ocorreu nas partidas anteriores.
Logo aos 2 minutos, Thalles recuperou a bola na entrada da área e, com categoria, colocou no canto para abrir o placar: 1 a 0.
Com a vantagem no marcador, o Tricolor manteve o controle da partida. Aos 19 minutos, Thalles avançou pela direita e cruzou para William, que concluiu para fora.
No minuto seguinte, a equipe ampliou. Após boa troca de passes, Rafinha passou para Thalles, que ajeitou e bateu forte no ângulo: 2 a 0.
Ainda na etapa inicial, o Pantera marcou o terceiro. Aos 41, William fez boa jogada individual, invadiu a área e rolou para Pedro Tortello, que escorou para a rede: 3 a 0.
Com a vitória, o treinador Alan Ribeiro voltou para o segundo tempo com quatro alterações: o zagueiro Badaró, o lateral esquerdo Henrique Teles, o meio-campista João Vitor, o mais jovem da equipe com 16 anos, e o atacante Rafael Nadal substituíram Lucas Inácio, Rafinha, Gustavo Lino e Thalles, respectivamente.
O Tricolor procurou trocar passes e sair rápido para o ataque. Numa dessas jogadas, Rafael Nadal completou cruzamento da esquerda e mandou de cabeça para fora.
Já a Tuna Luso ameaçou em dois lances. No primeiro, Sam concluiu para fora. No outro, o jogador parou no goleiro Caio, que defendeu com os pés.
Alan Ribeiro ainda promoveu as entradas de Carlos e Ruan.
O Pantera voltou a ameaçar aos 35 minutos, quando Rafael Nadal ficou com a sobra após cruzamento de Jeampaul e chutou para excelente defesa do goleiro rival.
Quando a partida caminhava para terminar 3 a 0, o Botafogo fez o quarto. William lançou Ruan, que arrancou, invadiu a área e rolou para Tortello bater de primeira e estufar as redes, fechando o placar em 4 a 0.
Comercial FC eliminado
Pelo segundo ano consecutivo o Comercial não passou da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Jr. O time precisava vencer o Vitória, mas não saiu do empate por 0 a 0 na tarde desta quinta-feira (09), em Cravinhos.
Com o resultado terminou em terceiro lugar no grupo . Os classificados foram o Vitória e o São José (RS), que se enfrentam na segunda fase.
**Por Igor Ramos