A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto prestou ações para o combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus, nos bairros Jardim Recreio e Jardim Itaú, na manhã deste sábado (11).
De acordo com Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, equipes realizaram a vistoria em casas para identificar e eliminar possíveis focos dos criadouros, além de prestar orientações aos moradores.
Dengue em 2025
De acordo com números do Painel de Arboviroses de Ribeirão Preto, somente na primeira semana de 2025, 342 casos da doença foram notificados no município. Destes, 18 foram confirmados. A última atualização dos dados ocorreu em 7 de janeiro.
Dos casos suspeitos, apenas 18 foram confirmados até a última atualização. A zona Sul é a mais afetada até o momento, com cinco casos. No setor central, foram confirmados quatro exames. Na zona Norte, foram dois. Um teste foi confirmado na zona Leste, enquanto a zona Oeste segue sem confirmação de casos, de acordo com o levantamento.
A faixa etária entre 20 a 39 anos abrange a maioria dos casos. São oito – dois no centro, quatro na zona Sul e dois na zona Norte. De 40 a 59 anos, foram três testes positivos. Em 60 anos ou mais, apenas um teste foi confirmado – o paciente reside na zona Leste da cidade.
Um óbito decorrente da doença é investigado, e cinco testes já foram descartados. Clique aqui e confira os números na íntegra.