A Polícia Federal de Campinas realizou, nesta sexta-feira, 24, uma operação com o objetivo de desarticular quadrilhas de tráfico de drogas que utilizavam o Aeroporto Internacional de Viracopos como rota com o destino para a Europa.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nas cidades de Santa Luzia (MG) e São Paulo (SP).
A ação, batizada de “BH Connection”, teve início após a prisão em flagrante de um passageiro em dezembro de 2023. O homem foi detido ao tentar embarcar no aeroporto com destino a Orly, na França, transportando 1,3 kg de cocaína.
De acordo com a Polícia Federal, durante as investigações, pelo menos 19 viagens foram identificadas como possivelmente vinculadas a atividades criminosas.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, em 2024, os agentes flagraram 43 passageiros tentando embarcar com drogas. Em 2023, foram registrados 51 casos.
Os três investigados deverão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 35 anos de prisão.



