RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ugandês que perdeu São Silvestre por 1s crava novo recorde da meia-maratona

BARCELONA, ESPANHA (UOL/FOLHAPRESS) – O ugandês Jacob Kiplimo fez história neste domingo, na meia-maratona de Barcelona. O corredor, de 24 anos, terminou a prova em 56min40s, um novo recorde mundial para a distância de 21km.

A marca do atleta de Uganda supera em 50s o recorde anterior, de 57min30s, estabelecido pelo etíope Yomif Kejelcha, na meia-maratona de Valencia, em 2024.

É a segunda vez que Kiplimo crava um recorde mundial da distância. Em 2021, ele havia estabelecido a marca de 57min31s em Lisboa – acabou superado por Kejelcha em 1s, quase três anos depois.

O ugandês ficou famoso no Brasil em 2019, quando perdeu a 95ª edição da Corrida de São Silvestre na reta final. Então com 19 anos, começando sua carreira internacional, ele reduziu o ritmo a poucos metros da linha de chegada e foi superado pelo queniano Kibiwott Kandie. Curiosamente, Kandie venceu a meia-maratona de Barcelona em 2024.

Neste domingo, Kiplimo não deu qualquer chance para que algo parecido acontecesse. Dominante desde o início, manteve um ritmo constante e só parou na linha de chegada.

“Estou muito emocionado com o que fiz hoje. Saí em um ritmo forte porque queria abrir vantagem para meus adversários, mas não esperava bater o recorde mundial. Quando vi que estava em ritmo de recorde, pensei que ia manter o ritmo, custasse o que custasse”, afirmou, logo depois de concluir a prova.

Medalhista de bronze nos 10 mil metros nas Olimpíadas de Tóquio-2020, Kiplimo agora parte para um novo desafio: em 27 de abril, ele fará sua estreia nos 42km na Maratona de Londres.

THIAGO ARANTES / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS