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SP tem 4 motos furtadas ou roubadas por hora; em Ribeirão Preto, foram mais de mil casos nos últimos dois anos

O levantamento Tracker/Fecap mostra ainda que motocicletas de baixa cilindrada são as preferidas

Foto: Agência Brasil

A cada hora quatro motos são furtadas ou roubadas no estado de São Paulo, mostra levantamento realizado pela Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) em parceria com a empresa de rastreamento Tracker, a partir de boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil.

De acordo com o estudo, no ano passado 38.039 motos foram levadas por ladrões em municípios paulistas. O número é 7,2% maior que os 35.465 registros de 2023.

A alta é puxada pelos furtos, que cresceram 11% entre os períodos comparados – foram de 24.423 casos para 27.283. Por outro lado, os roubos somaram 10.756 casos em 2024, com diminuição de 2,59% em relação às 11.042 queixas de 2023.

As estatísticas envolvendo motocicletas vão na contramão dos registros que levam em conta a soma de todos os tipos de veículos, incluindo carros. Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), os furtos e roubos de veículos no estado apresentaram queda de 4,46% e 23,64%, respectivamente, no ano passado, em comparação ao mesmo período de 2023.

O levantamento da Fecap mostra que, na capital paulista, o crescimento nos dois tipos de crimes (somados) foi ainda maior, de 9% –de 14.185 para 15.474 motocicletas subtraídas. O boletim Tracker/Fecap mostra que 75,74% das ocorrências estão concentradas em 20 municípios.

“Esse dado evidencia a necessidade de ações de segurança pública direcionadas e estratégias específicas para cada uma delas [das cidades]”, afirma o pesquisador Erivaldo Vieira, da fundação, responsável pelo estudo.

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) não contesta os dados, mas, em nota, afirma ter intensificado ações de combate aos roubos e furtos de motocicletas, com foco nas investigações em lojas de peças automotivas e desmanches clandestinos, “visando identificar os receptadores responsáveis por alimentar a cadeia criminosa por trás desses delitos”.

“Essas ações, aliadas à intensificação do policiamento preventivo, resultaram em uma queda de 5% nos roubos de motocicletas na cidade de São Paulo ao longo de 2024, em comparação com o ano anterior. No estado, a redução foi de 3% no mesmo período”, diz a pasta, que não comenta a alta nos furtos.

Os 20 bairros com mais criminalidade na cidade de São Paulo (com 4.911 ocorrências) representam 31,7% do total desse tipo de furto e roubo no município, diz o estudo.

“A gente vê o sofrimento de quem anda de moto na cidade de São Paulo nos grupos de WhatsApp da categoria”, afirma Gilberto Almeida dos Santos, presidente do Sindomoto-SP (sindicato dos motoboys de São Paulo).

A avenida Sapopemba, que cruza a zona leste paulistana, teve elevação de 8,9% nas ocorrências, mantendo-se entre os logradouros com maior incidência de crimes —foram 79 casos em 2023 contra 86 do ano passado.

Esse avanço ocorre ao mesmo tempo que a motocicleta ganha destaque como meio de locomoção na região metropolitana de São Paulo. Além dos serviços de entrega por meio de aplicativo que dispararam a partir da pandemia e que usam motos.

Pesquisa Origem e Destino, do Metrô, com dados comparativos entre 2017 e 2023, aponta que o uso do transporte público caiu na Grande São Paulo, ao mesmo tem que o de motos cresceu —no ano que a última edição da pesquisa foi feita, 50% das famílias tinham motocicletas em casa para ir ao trabalho ou para estudar.

“Existe um interesse muito grande dos desmanches [pelos veículos desmontados] e a quantidade de motos nas ruas aumentou”, afirma Rafael Alcadipani, professor da FGV (Fundação Getulio Vargas) e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), a frota de motocicletas no estado cresceu 5% de 2023 para 2024, passando de 6,8 milhões para 7,1 milhões.

O levantamento Tracker/Fecap mostra ainda que motocicletas de baixa cilindrada são as preferidas.

Vitor Corrêa, gerente de comando e monitoramento do Grupo Tracker, afirma que essas motos também podem estar sendo usadas para outros crimes, como roubo de celulares —na manhã de quinta-feira (13), o ciclista Vitor Medrado, 46, foi morto a tiros na zona oeste de São Paulo pelo garupa de uma moto com placa clonada. O celular de Medrado foi roubado.

Para Alcadipani, a Polícia Civil tem dificuldade para fazer investigação criminal e de coibir esse tipo de crime. “É preciso fazer algum tipo de análise da investigação à medida que ela não está conseguindo desbaratar esse tipo de quadrilha.”

Em outro trecho da nota, a SSP diz que a cidade de São Paulo também conta com a Divecar (Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas), que realiza operações e investigações para deter infratores e apreender peças de veículos, incluindo motocicletas.

No último dia 31, afirma, um homem foi preso em flagrante por receptação e outros cinco foram identificados durante a Operação Drake, realizada na capital paulista para combater o roubo de motos de alta cilindrada.

“No total, foram apreendidas cinco motocicletas, incluindo quatro com queixa de roubo, além de diversos objetos. As investigações continuam para prender os demais suspeitos, e os itens apreendidos serão periciados”, afirma o texto.

Dicas de segurança

– Coloque trava de segurança

– Evite deixar o veículo na rua e prefira estacionamentos fechados

– Evite transitar em ruas desertas ou desconhecidas, principalmente durante o período da noite

– Evite parar a motocicleta para mexer no telefone ou GPS

– Busque sempre variar os horários e caminhos para que sua motocicleta não fique marcada

– Fique sempre alerta a tudo que acontece ao redor, se perceber uma situação de risco, mude o seu trajeto e procure ajuda das autoridades

– Quando sair para passear, dar preferência para andar em grupos de motociclistas

– Exija a nota fiscal na compra de uma peça usada

Fonte: Tracker

Municípios com mais casos de furto e roubo de motos

Estado de São Paulo

Cidades – 2023 – 2024

São Paulo – 14.185 – 15.474

Campinas – 1.562 – 1.429

Guarulhos – 892 – 1.250

Osasco – 1.135 – 1.143

São Bernardo do Campo – 1.009 – 1.087

Santo André – 944 – 1.051

Sorocaba – 745 – 990

Santos – 975 – 862

Carapicuíba – 622 – 672

Diadema – 727 – 650

Ribeirão Preto – 573 – 563

Mauá – 478 – 488

São Vicente – 428 – 453

Cotia – 428 – 429

Praia Grande – 463 – 429

Sumaré – 468 – 409

Fonte: Boletim Tracker-Fecap

Bairros mais visados

Cidade de São Paulo

Bairro – 2024

Santana (zona norte) – 422

Santo Amaro (zona sul) – 367

Ipiranga (zona sul) – 300

Bela Vista (centro) – 279

Vila Prudente (zona leste) – 269

Mooca (zona leste) – 267

Lapa (zona oeste) – 263

Vila Mariana (zona sul) – 227

Capão Redondo (zona sul) – 223

Grajaú (zona sul) – 219

Campo Limpo (zona sul) – 212

São Mateus (zona leste) – 205

Jardim Paulista (zona sul) – 201

Sapopemba (zona leste) – 199

Liberdade (centro) – 198

Cidade Ademar (zona sul) – 190

Perdizes (zona oeste) – 187

Jardim Ângela (zona sul) – 180

Itaquera (zona leste) – 173

Fonte: Boletim Tracker-Fecap

Onde mais se furta e rouba motos

Cidade de São Paulo

Vias mais visadas – 2024

Avenida Sapopemba – 86

Avenida das Nações Unidas – 70

Rua Voluntários da Pátria – 59

Avenida Vila Ema – 55

Estrada do Alvarenga – 53

Rua Vergueiro – 49

Avenida Vereador Abel Ferreira – 46

Estrada do M’Boi Mirim – 44

Fonte: Boletim Tracker-Fecap

FÁBIO PESCARINI / Folhapress

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