RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Trabalhadores rejeitam medida anunciada pela Embraer para reduzir dias de home office; entenda

Medida foi anunciada pela fabricante de jatos comerciais, com sede em São José dos Campos, no início da semana.

Embraer anuncia receita de mais de R$ 9 bilhões no terceiro trimestre de 2024
Foto: Divulgação/Embraer

Trabalhadores do turno administrativo da Embraer rejeitaram a mudança de reduzir os dias de home office anunciada pela empresa. A votação aconteceu em assembleia organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, na manhã desta quinta-feira (13), na unidade Faria Lima.

Leia mais notícias da região aqui.

A medida foi anunciada pela fabricante de jatos comerciais, com sede em São José dos Campos, no início da semana. Segundo a empresa, o formato de trabalho, que hoje tem o home office como opcional, passará a ser presencial por quatro dias e outro remoto a partir de agosto deste ano.

De acordo com o Sindmetal, após rumores de que a Embraer anunciaria o retorno ao trabalho presencial, a classe de trabalhadores enviou pedido de reunião para tratar do tema com a empresa, mas a solicitação, feita em fevereiro, foi ignorada.

O Sindicato informou ainda que a Embraer disse, em comunicado interno, que deixará de pagar a ajuda de custo referente ao home office, bem como o vale-refeição para os trabalhadores de unidades que tenham refeitório em suas instalações, o que atingira cerca de 5 mil empregados São José dos Campos e região.

Durante a assembleia, realizada na manhã desta quinta (13), funcionários do administrativo e engenharia reivindicaram que qualquer mudança pleiteada pela Embraer seja feita apenas em 2026. Os trabalhadores aprovaram, ainda, estado de mobilização e reivindicam que a Embraer abra processo de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos.

Foto: Divulgação/Sindmetal

Também foi votado que haja uma reunião com o CEO da empresa, Francisco Gomes Neto, para que os sindicatos possam expor as reivindicações dos empregados.

Procurada pelo Portal THMais, a Embraer informou que a medida foi tomada considerando o momento de crescimento da empresa. Disse também que a mudança ocorrerá apenas no início de agosto para “dar tempo aos colaboradores se adaptarem e também adequar a infraestrutura das unidades para maior fluxo de pessoas”.

“A Embraer acredita que a iniciativa contribui para o fortalecimento do vínculo entre as equipes por meio de experiências compartilhadas, colaboração em projetos, desenvolvimento de pessoas, bem como maior agilidade na comunicação e tomada de decisões”, completou a nota encaminhada pela empresa.

O administrativo e a engenharia da Embraer trabalham em home office desde 11 de março de 2020.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS