O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta, anunciou na noite desta terça-feira (8) que a concessionária GS Inima Samar ficará responsável pela obra de reparo na Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, conhecida como Nova Pompeu. A intervenção será realizada no trecho interditado entre as ruas Peru e Tupinambás, com início previsto para daqui a 45 dias. O objetivo é solucionar os problemas de buracos no asfalto, que causaram transtornos para motoristas e pedestres.
A obra, que inclui a elaboração do projeto e a aquisição de materiais, será totalmente custeada pela GS Inima Samar. O reparo está previsto para ser concluído em até 90 dias após o início dos trabalhos, com a previsão de liberação do trânsito até setembro deste ano. O prefeito Zanatta destacou que a medida é fundamental para garantir a segurança da população, já que os buracos na via representam risco de acidentes.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Zanatta lamentou a necessidade de fechar a avenida, mas ressaltou que a decisão foi tomada com o objetivo de evitar acidentes graves. “Uma avenida tão nova, com problemas tão sérios. Todos os engenheiros são unânimes em dizer que existe a possibilidade de outros buracos na avenida. Então, chegamos a um acordo com a Samar”, afirmou o prefeito. Ele também destacou que, apesar da demora na decisão, a resolução foi alcançada de forma rápida.
A Nova Pompeu é uma obra de parceria entre a Prefeitura de Araçatuba e o Governo do Estado, com custo superior a R$ 23 milhões, e foi inaugurada em 4 de julho de 2023. No entanto, problemas começaram a surgir antes mesmo da entrega da obra, como rachaduras no asfalto e o afundamento de um caminhão em um buraco no dia 6 de março de 2023. Em janeiro deste ano, o mesmo tipo de veículo voltou a ‘atolar’ no mesmo local, o que gerou mais preocupações.

Diante desse cenário, Zanatta decidiu interditar a pista no trecho entre a Rua Anhanguera e a Rua Tupinambás, por precaução, evitando novos acidentes. A interdição ocorreu no dia 17 de janeiro, um dia após o segundo incidente com o caminhão. O anúncio da obra é visto como uma solução para resolver de vez os problemas estruturais na via.



