A partir desta terça-feira, 29 de abril, a região do Jardim Roseira, em Campinas, contará com um novo conjunto semafórico e mudanças no trânsito para melhorar a segurança viária e a organização do fluxo de veículos. A intervenção da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) concentra-se no cruzamento da Avenida Gilberto Targon com a Rua Sebastião Lázaro da Silva, próximo ao viaduto da Avenida John Boyd Dunlop (JBD), no Corredor BRT Campo Grande.
O novo sistema de semáforos, equipado com tecnologia inteligente, entra em operação às 10h. Além da instalação dos equipamentos, a Rua Sebastião Lázaro da Silva terá o sentido único invertido no trecho entre a Rua Carlos Costa e a Rua Geraldo Sussolini. As mudanças buscam dar mais fluidez ao trânsito no entorno do campus II da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e facilitar o deslocamento de motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam o BRT Campo Grande.
O investimento total para a implantação do novo sistema foi estimado em R$ 106 mil. Além da instalação dos semáforos, a Emdec executou ajustes na geometria das vias para viabilizar a nova dinâmica de circulação. Os equipamentos contam com câmeras que detectam o volume de veículos e ajustam automaticamente o tempo da fase verde, priorizando os sentidos de maior demanda. O objetivo é reduzir o tempo de espera e minimizar congestionamentos nos horários de pico.
Com a reorganização do tráfego, os motoristas que transitam pela Avenida Gilberto Targon (marginal da John Boyd Dunlop) e pela Rua Sebastião Lázaro da Silva poderão acessar diretamente o viaduto da JBD pela nova configuração da Rua Sebastião da Silva. Além disso, a Avenida Gilberto Targon terá sentido único em direção à Rua Geraldo Sussolini e ao viaduto da John Boyd Dunlop, enquanto o trecho entre as ruas Carlos Costa e Guido Rossini Neto voltará a ter circulação nos dois sentidos.
A região do Jardim Roseira também se destaca pela integração com o transporte público. A Estação PUC/Roseira, do Corredor BRT Campo Grande, conecta os usuários às linhas 213 (Terminal Itajaí) e 239 (Terminal Ouro Verde), facilitando o deslocamento para diversos pontos da cidade.
As alterações no trânsito foram oficializadas pela Resolução 135/2025, publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial do Município de Campinas.



