RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Centros de saúde abrem no feriado para desafogar hospitais de Campinas

Foto: Arquivo / PMC

Os centros de saúde de Campinas funcionarão normalmente nesta sexta-feira, 2 de maio, ponto facultativo municipal, e também no sábado, 3, em meio ao crescimento da demanda por atendimento devido às doenças respiratórias típicas do outono. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (29) e tem o objetivo de reduzir a sobrecarga nos hospitais da cidade, direcionando os casos menos graves para as unidades básicas ou UPAs.

O reforço no funcionamento das unidades ocorre em um período crítico, que vai de abril a agosto, com aumento expressivo nos atendimentos pediátricos, sobretudo por complicações respiratórias. Muitos pacientes exigem internação e suporte com oxigênio, o que pressiona diretamente os serviços de urgência e emergência.

Apesar da alta demanda, a Secretaria de Saúde informa que todos os pacientes vêm sendo atendidos. Para garantir o suporte, a pasta, em parceria com a Rede Mário Gatti, ampliou o número de leitos infantis desde março. Foram criadas 15 novas vagas: seis leitos de UTI no Hospital Mário Gattinho, abertos em 25 de abril; cinco de UTI no Hospital Ouro Verde; e quatro na Irmandade de Misericórdia, sendo dois de UTI e dois de enfermaria. A Secretaria também negocia com o Hospital Samaritano a aquisição de mais quatro leitos de UTI infantil.

Outras estratégias foram adotadas para reforçar o atendimento: reorganização das escalas médicas e suspensão das férias de servidores da saúde durante maio, junho e julho, meses mais críticos para doenças respiratórias.

A mesma lógica será aplicada ao feriado de Corpus Christi, entre 19 e 22 de junho. Os centros de saúde funcionarão normalmente no ponto facultativo de sexta-feira, 20 de junho, e também no sábado, 21, das 7h às 13h, nas unidades que já operam nesse dia da semana.

CONFIRA OS CSs QUE FUNCIONAM AOS SÁBADOS, DAS 7H ÀS 13H:
AEROPORTO, PARQUE VALENÇA, JARDIM FLORENCE, CAPIVARI, SANTA LÚCIA, VISTA ALEGRE, UNIÃO DOS BAIRROS, DIC 1, SANTO ANTÔNIO, VILA IPÊ, SÃO QUIRINO E AURÉLIA.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe. O imunizante está disponível nos 68 centros de saúde da cidade, voltado aos grupos prioritários. Além da vacina, é fundamental manter os ambientes ventilados, lavar as mãos com frequência, usar máscaras em caso de sintomas e evitar levar crianças a locais fechados, como shoppings.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS