A Prefeitura de Campinas lançou oficialmente, nesta quarta-feira, 30 de abril, a Campanha do Agasalho 2025, com o slogan “Cada peça uma cor. Cada cor, mais calor!”. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, tem como objetivo arrecadar roupas, calçados, cobertores e outros itens de inverno para pessoas em situação de vulnerabilidade.
O lançamento foi realizado na Sala Azul do Paço Municipal, com a presença do prefeito Dário Saadi, da secretária Vandecleya Moro e de representantes da sociedade civil. A campanha se estende até 31 de julho, com 81 pontos de coleta espalhados pela cidade. Um hotsite foi criado para facilitar o acesso às informações e locais de doação.
Durante o evento, o prefeito destacou o papel dos meios de comunicação e dos parceiros na mobilização. “Essa campanha não é da Prefeitura. Ela é da cidade. Se não fosse o apoio dos veículos de comunicação e da sociedade civil, arrecadaríamos apenas uma fração do que conseguimos”, afirmou Dário Saadi.
Um dos destaques é o “Dia D”, marcado para sábado, 17 de maio, no Paço Municipal. A população poderá fazer doações em sistema drive-thru. Os itens arrecadados serão destinados a abrigos municipais, CRAS, serviços voltados à população em situação de rua, entidades parceiras da Prefeitura e ao Varal Solidário — ação que leva diretamente as doações aos bairros com famílias em maior situação de vulnerabilidade social.
Em 2024, a campanha arrecadou 49,2 toneladas de doações. Com a mobilização extra para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o total chegou a 297,8 toneladas.
A secretária Vandecleya Moro reforçou a necessidade de roupas masculinas: “Precisamos de doações masculinas. Aquilo que você usaria é o que você deve doar”, ressaltou, lembrando que os itens devem estar em bom estado de conservação.
A campanha 2025 conta com o apoio institucional das mídias EPTV, EP FM, CBN Campinas, TV Thathi, TH+, Nova Brasil, TV Câmara Campinas, Rede Família, Educa TV, Rádio Transamérica Campinas, Rádio Educativa Campinas, Rádio Brasil Campinas, Nova Brasil FM, VTV, Band Campinas, Diário Campineiro, Hora Campinas e Eletromídia. As empresas Adere, Recap, Sanasa e o Atacadista Higa, além da Câmara Municipal de Campinas também apoiam a mobilização.
As doações podem ser feitas até o fim de julho. Instituições interessadas em aderir aos pontos de coleta podem entrar em contato com a Prefeitura, por meio dos telefones (19) 2116-0165 / (19) 2116-0789.



