Dona Iraci Vrech, de 87 anos, foi salva de uma arritmia cardíaca por seu bisneto de 5 anos nesta sexta-feira (31), em um sítio da família, em Monte Claro.
Ao observar a mudança no comportamento da idosa, Arthur Caetano, que acompanhava a bisavó, imediatamente pegou uma cadeira, ajudou Iraci a sentar e realizou uma ligação de vídeo para a tia, que orientou a criança nos primeiros-socorros.
Após os primeiros atendimentos do bisneto, o pai e a avó da criança foram até o sítio da família e encaminharam a idosa para um hospital, onde a mesma ficou internada por dois dias até receber alta médica.
Em entrevista ao portal de notícias G1, Iraci afirmou que não pediu ajuda, e a atitude partiu da própria criança. “Não falei para chamar o pai ou a mãe. Foi da cabeça dele”, afirmou.
Uma médica que realizou o atendeu a aposentada no hospital disse que, se não fosse a atitude da criança, dificilmente a idosa sobreviveria. Segundo ela, a arritmia cardíaca interrompe o fluxo do sangue no cérebro, fazendo a pessoa desmaiar e consequentemente cair e bater a cabeça. “Se ela tivesse sozinha, não teria sobrevivido”, afirmou.
*Contém informações de G1.