A Prefeitura Municipal de Matão, cidade localizada à 98 km de Ribeirão Preto, decidiu, por meio da análise de uma comissão, que as aulas presenciais não voltam em 2020 devido a atual pandemia da Covid-19.
De acordo com a Secretaria da Educação e Cultura, a comissão, que discute assuntos relacionados ao retorno das aulas de uma maneira segura para alunos e professores, é intersetorial, contendo então a análise de especialistas de áreas diferentes.
A análise para foi baseada em dados e também nos apontamentos dos Conselhos Escolares, que analisou aspectos desde o pedagógico, questões jurídicas, compras, impacto financeiro, segurança do trabalho, saúde física e emocional.
Após a avaliação, a comissão foi favorável ao não retorno das atividades presenciais nas escolas municipais em 2020. Com isso, as aulas remotas, através do sistema EaD, permanecem até 2021, quando está prevista a volta das atividades presenciais.
Através de um comunicado, a Secretaria de Educação informou que está em planejamento uma reorganização curricular a longo prazo, para que nenhum estudante seja prejudicado. “A secretaria municipal de educação, já está em planejamento para iniciar uma reorganização curricular a longo prazo, em companhia dos professores, em setembro a fim de não prejudicar nenhum estudante”, disse a nota.