O inverno no Hemisfério Sul começou às 23h42 da sexta-feira (21) e vai até 22 de setembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação teve início sob condições típicas: tempo seco, redução da incidência solar e risco de frio intenso em regiões de altitude.
👉 Siga a THMais Record no Instagram
Com a chegada da nova estação, o Brasil entrou no período de menor radiação solar no ano. De acordo com o Inmet, o inverno é caracterizado por incursões de massas de ar frio que provocam quedas bruscas de temperatura, especialmente no leste das regiões Sul e Sudeste, onde os termômetros costumam registrar médias inferiores a 22 °C.
O instituto alertou para a possibilidade de geadas nas regiões serranas do Sul e Sudeste, além de chance de neve em áreas elevadas e friagem em estados como Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
Também foi destacada a maior frequência de nevoeiros e névoa úmida nas manhãs, fenômenos comuns no inverno e que reduzem a visibilidade em estradas, aeroportos e regiões de serra, com impacto direto na circulação.
Para a Região Sudeste, a previsão indica chuvas abaixo da média durante a estação. Embora as temperaturas devam se manter acima do normal em grande parte da região, o Inmet não descartou episódios de frio mais rigoroso, com possibilidade de geada em pontos isolados.
👉 Se mantenha informado pelo nosso canal de WhatsApp da THMais



