RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Planejamento financeiro: por onde começar para conquistar a vida que você deseja

Luciana Ikedo
Luciana Ikedo
Empresária, palestrante internacional, escritora e especialista em comunicação financeira, Luciana Ikedo possui mais de 28 anos de experiência em finanças e investimentos. Planejadora financeira e empreteca, é reconhecida como autoridade na área, com certificações nacionais e internacionais, além de ser finalista da 2ª edição do Prêmio de Educação Financeira do Instituto XP. Recentemente, lançou pela Editora Loyola o livro Vida Financeira: Descomplicando, Economizando e Investindo. É sócia da RV4 Investimentos, colunista semanal do Jornal A Hora do Vale Dia, transmitido pelo SBT Vale do Paraíba e Litoral, e contribui quinzenalmente para a seção "Você no Azul" da Revista Ana Maria. Formada em Administração de Empresas, Luciana possui MBA Internacional em Gestão Empresarial pela FGV com extensão na Universidade de Ohio, além de MBA em Banking pelo Insper e MBA Executivo em Saúde pela FGV, com extensão na Universidade de Tampa, na Flórida.
luciana ikedo

Muita gente acredita que planejar o futuro é apenas guardar dinheiro. Mas, antes de pensar em quanto poupar, é preciso entender qual é a vida que você deseja ter, e quanto ela realmente custa. Esse cálculo vai muito além de números: envolve avaliar também o seu tempo, sua energia e suas prioridades.

Se não olharmos para isso, corremos o risco de seguir sustentando padrões e hábitos que já não fazem sentido. Como me disse recentemente a Juliana Kaiser, doutoranda em Gênero e Sexualidade na University College London (UCL), mentora de carreira para mulheres e minha parceira no projeto Conexões pelo Mundo, “quando paramos para entender quanto custa a vida que queremos ter, descobrimos que muitas vezes estamos sustentando padrões que não nos representam mais. É nesse momento que abrimos espaço para direcionar recursos para o que realmente tem valor”.

Para começar, descreva como seria a sua vida ideal: onde moraria, como seria a rotina, com quem passaria o tempo e quais experiências gostaria de viver. Depois, estime o custo real para manter esse padrão, desde moradia e alimentação até viagens, cursos e momentos de lazer. Compare com a sua realidade atual e identifique o que já está alinhado e o que precisa mudar.

A partir daí, estabeleça metas financeiras mensais, crie uma reserva para imprevistos e direcione parte da renda para os objetivos mais importantes. Planejar não significa abrir mão do presente, mas encontrar o equilíbrio para viver bem hoje enquanto constrói o amanhã que deseja. Saber quanto custa a vida que você quer ter é o primeiro passo para torná-la possível.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS