RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Os 10 maiores sucessos de Elba Ramalho

A paraibana Elba Ramalho é uma das maiores vozes da nossa música popular brasileira e uma das maiores representantes da cultura nordestina no Brasil e no mundo. Hoje, no dia em que a artista completa 74 anos, trouxemos uma lista com os 10 maiores sucessos Elba Ramalho em seus quase 60 anos de carreira.

Sobre Elba Ramalho

A cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista Elba Ramalho vendeu mais de 10 milhões de discos ao longo dos seus quase 45 anos de carreira fonográfica, tendo gravado e convivido de perto com nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do PandeiroeDominguinhos.

Elba nasceu em Conceição, na Paraíba, e aos 11 anos mudou-se para Campina Grande. Na Festa de São João, considerada a maior do mundo e realizada anualmente na cidade, a presença da artista é tradicional e seu show é o mais esperado todo ano.

Ainda na escola, Elba Ramalho participou de um grupo criado durante as aulas de literatura, em que fazia encenações híbridas da poética nacional e internacional, misturando música, dança e teatro. Mais tarde, o grupo saiu do ambiente escolar e se transformou na Fundação Artístico-Cultural Manuel Bandeira, com a qual Elba atuou por bastante tempo, em peças e espetáculos, cantando, atuando, produzindo e dirigindo.

Nesta época, Elba Ramalho também já integrava bandas formadas por garotas, tocando guitarra e bateria. 

Em 1968, aos 17 anos, a paraibana atuou em uma montagem da peça “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, com a qual viajou por diversos estados.

A artista ainda atuou, cantou e dirigiu outras peças e espetáculos, viajando pelo Brasil e até para fora do país, até que – aos 22 anos – mudou-se para o Rio de Janeiro, inserido-se cada vez mais no cenário artístico da época.

Em 1978, Elba apresentou o show voz & violão “Baião de 2”, com os amigos Geraldo Azevedo e Tadeu Mathias. No mesmo ano, fez vocal de apoio para o show de estreia de Zé Ramalho, seu primo.

Foi neste momento, que Elba Ramalho assinou contrato com a sua primeira gravadora, sendo convidada para gravar o seu primeiro disco, que seria lançado no ano seguinte.

Ainda em 1978, ela atuou no musical “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, no qual foi indicada ao Troféu Mambembe de Teatro como Melhor Atriz. A canção “O Meu Amor”, que Elba cantava em dueto com Marieta Severo no espetáculo, entrou para o 14º álbum de Chico, marcando a estreia de Elba Ramalho em disco como cantora. 

Capa do álbum “Elba”, de 1987

Em 1979, a cantora lançou o seu primeiro disco, “Ave de Prata”, que conta com grandes sucessos como a faixa título, de Zé Ramalho; além de “Canta Coração” (de Geraldo Azevedo e Carlos Fernando) e “Não Sonho Mais” (de Chico Buarque).

O disco tem inúmeras participações especiais de grandes artistas atuando como músicos, como é o caso de Dominguinhos, Lulu Santos, Jackson do Pandeiro, Vinícius Cantuária, Francis Hime, Sivuca e Amelinha, além de Zé Ramalho e Geraldo Azevedo.

Em 1981, a artista cantou pela primeira vez na Noite Brasileira do Montreux Jazz Festival, ao lado de Moraes Moreira e Toquinho. A apresentação virou disco e apresentou o xote que colocou Elba definitivamente em evidência nacional: “Bate Coração”, composição de Cecéu.

A partir daí, a cantora paraibana se firmou como uma das maiores vozes da nossa música e uma das maiores representantes da cultura nordestina no mundo, tendo lançado um sucesso atrás do outro em sua voz, dos mais diversos compositores, em seus quase 60 anos de carreira e mais de 40 álbuns lançados.

Vencedora de dois Grammy Latinos, Elba Ramalho participou também do imenso sucesso que foi o espetáculo “O Grande Encontro”, ao lado deAlceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, que virou disco e vendeu mais de um milhão de cópias em sua primeira edição, de 1996, tendo mais três edições ao longo dos anos, a mais recente em 2016, 20 anos depois.

Seu mais recente lançamento foi o álbum “Isso Quer Dizer Amor”, de 2024. Hoje, para celebrar o aniversário da artista paraibana, vamos relembrar os 10 maiores sucessos de Elba Ramalho.

Os 10 maiores sucessos de Elba Ramalho

1 – Bate Coração (composição de Cecéu, lançada por Elba Ramalho em 1981, no álbum “Brasil Night – Ao Vivo em Montreux”)

2 – Banho de Cheiro (composição de Carlos Fernando, lançada por Elba em 1983, no álbum “Asas da América – Frevo”)

3 – Ai Que Saudade de Ocê (composição de Carlos Fernando, lançada pela cantora paraibana em 1983, no álbum “Coração Brasileiro”)

4 – De Volta Pro Aconchego (composição de Dominguinhos e Nando do Cordel, lançada por Elba em 1985, no álbum “Fogo na Mistura”)

5 – Vem Ficar Comigo (composição de Dominguinhos e Nando do Cordel, lançada por Elba Ramalho em 1987, no álbum “Elba”)

6 – Ciranda da Rosa Vermelha (composição de Alceu Valença, lançada pela cantora paraibana em 1997, no álbum “Baioque”)

7 – Sabiá (composição de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, lançada por Elba junto com Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, em 1996, no álbum “O Grande Encontro”)

8 – Chão de Giz (composição de Zé Ramalho, também lançada por Elba e Zé em 1996, no álbum “O Grande Encontro”)

9 – Forró do Xenhenhém (outra composição de Cecéu, lançada por Elba Ramalho em 1999, no álbum “Solar”)

10 – Entre o Céu e o Mar (composição de Dudu Falcão e Riger Henri, lançada pela cantora paraibana em 2001, no álbum “Cirandeira”)

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS