Reconhecimento da Alesp dá acesso a investimentos e marca nova fase para o setor na cidade
Ribeirão Preto foi oficialmente reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT) pela Assembleia Legislativa de São Paulo nesta quarta-feira (27). É a primeira vez que a cidade obtém o título desde a criação da política estadual dos MITs, em 2015.
Segundo a Prefeitura, a conquista é resultado de articulação liderada pela Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio do trade turístico regional. Com o MIT, Ribeirão passa a pleitear recursos estaduais para infraestrutura e qualificação de atrativos, fortalecendo sua vocação em negócios, saúde, lazer, cultura e eventos.
“Ribeirão Preto é uma potência e o MIT é só o começo de um futuro que promete ainda mais para a cidade”, afirmou Maria Eugênia Biffi, secretária de Cultura e Turismo.
Para o diretor de Turismo, Júlio Caliento, o reconhecimento tende a impulsionar comércio, hotelaria, bares, restaurantes e toda a cadeia ligada ao setor, com geração de empregos, renda e visibilidade.
Com essa condição, facilita o acesso a verba estadual específica para turismo, possibilita o planejamento de longo prazo para infraestrutura e qualificação de serviços e incentiva a competitividade já que a cidade se posiciona como destino estratégico no Estado.
A partir de agora, a Secretaria deve apresentar planos e projetos para captação dos recursos e priorizar intervenções estruturais e de promoção do destino, em alinhamento com a Lei Complementar nº 1.261/2015.



