RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

STF suspende novas matrículas em faculdades municipais com atuações fora da cidade-sede

A Unitau e duas faculdades do estado de Goiás tiveram as matrículas suspensas.

Hackers invadem computador da Unitau e pedem resgate em criptomoedas
(Foto: Google Street View)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou a suspensão de novas matrículas em faculdades municipais que atuam fora da cidade-sede. Entre elas está a Unitau, a Universidade de Taubaté. As outras duas faculdades são das cidades de Mineiros e Rio Verde, ambas do estado de Goiás.

Leia mais notícias da região aqui.

Segundo o STF, a medida ocorre após ação feita pela Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES), que pediu a impugnação da criação, autorização e reconhecimento das faculdades municipais, alegando violação ao princípio de gratuidade do ensino público.

Além disso, o ministro determinou a notificação do Ministério da Educação (MEC), dos Conselhos de Educação dos estados de São Paulo e Goiás e dos municípios de Taubaté (SP), Mineiros e Rio Verde (GO) para que prestem informações sobre a atuação das faculdades em até dez dias.

Em nota, a Unitau informou que respeita a liminar judicial e que atende a todos os requisitos necessários para o seu pleno funcionamento. Ressalta também que a cobrança de mensalidades existe na faculdade em acordo com uma liminar para as faculdades municipais.

A liminar é válida para Instituições Municipais de Ensino Superior criadas antes da Constituição de 1988. A Unitau foi fundada em 1974. A universidade taubateana também permaneceu à disposição para prestar os devidos esclarecimentos.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS