O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) Morro do São Bento, da Prefeitura de Ribeirão Preto, recebeu nesta semana, quatro novos filhotes de mamíferos: duas capivaras, um furão e um cachorro-do-mato.
Sem sinais de lesões ou alterações de saúde, os animais estão recebendo apenas os cuidados necessários para o bom desenvolvimento físico e cognitivo, incluindo dietas balanceadas e ricas em nutrientes.
“Desenvolvemos compostos que simulam o leite materno de cada espécie e complementamos com outros alimentos. Esse processo ocorre de forma gradativa até a introdução completa de sólidos, em dieta variada, garantindo o desenvolvimento saudável dos filhotes”, explica Alexandre Gouvea, responsável técnico pelo CETRAS Morro do São Bento.

As duas capivaras foram resgatadas por moradores de Ribeirão Preto após a morte da mãe em um incêndio na zona norte. O filhote de furão, uma fêmea, também foi encontrado por munícipes, depois que a mãe a soltou ao se assustar com um princípio de queimada. Já o cachorro-do-mato veio do município de Leme, após ser encontrado próximo da mãe, que morreu vítima de um possível ataque de outro animal silvestre.
O CETRAS reforça seu compromisso com a conservação da fauna e da flora, prestando cuidados, tratamentos e reabilitação de animais vitimados. Integrante da rede de 28 unidades do Estado de São Paulo, o centro vem se destacando pela qualidade e inovação em seus métodos de atendimento à vida silvestre.




