O nome de Nelson Motta é um dos grandes quando se fala em música popular brasileira. Nascido em São Paulo, no ao de 1944, o escritor, roteirista, jornalista, compositor, produtor musical, teatrólogo e letrista tem um papel fundamental na MPB, seja com os livros que escreveu, os discos que produziu, as crônicas que criou ou as canções que compôs. Hoje, selecionamos 12 dessas canções, para apresentar para vocês!
Sobre Nelson Motta
Nelson Motta participou da segunda geração do movimento da Bossa Nova, em meados dos anos 60, junto com nomes como Edu Lobo e Dori Caymmi. Em 1966, venceu a fase nacional do I Festival Internacional da Canção (FIC), com sua composição “Saveiros” (parceria com Dori), interpretada por Nana Caymmi.
Nelson também ajudou no desenvolvimento do rock brasileiro, por meio de seu trabalho como jornalista no jornal carioca “O Globo” e no programa “Sábado Som”, da Rede Globo.
Nelson Motta também foi colunista dos jornais “Última Hora” (1968), e “Folha de São Paulo” (2003 a 2009) e , em novembro de 2008, passou a apresentar uma coluna semanal, às sextas-feiras, no “Jornal da Globo”, sobre cultura e comportamento.
No final da década de 1980, ele foi responsável pelo lançamento da carreira de Marisa Monte e pela produção do festival Hollywood Rock, que – após uma edição extraordinária em 1975, tornou-se um evento regular entre 1988 e 1996 – tendo sido realizado entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Motta idealizou e formatou também programas antológicos da TV Globo, como “Chico & Caetano” (1986) e “Armação Ilimitada” (1985).
Produziu ainda espetáculos de artistas como Elis Regina, Marisa Monte e Gal Costa, e – com Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle – compôs a icônica canção de final de ano da Rede Globo: “Um Novo Tempo”.
O aniversariante do dia também é autor de peças de teatro, como “Tim Maia – Vale tudo, o Musical”, e de diversos livros importantíssimos para se conhecer mais sobre MPB, como “Noites Tropicais” (Editora Objetiva, 2000) e “101 canções que tocaram o Brasil” (Editora Estação Brasil, 2016).
Nelson Motta é autor de mais de 300 canções da nossa MPB, com diversos parceiros, além de responsável por versões em português de músicas estrangeiras, que se tornaram grandes clássicos da nossa música.
Entre suas composições memoráveis para a música brasileira, destacamos 12 no dia de hoje.
1 – Bem Que Se Quis
(versão da música “E Po’ Che Fa’”, de Pino Daniele)
2 – Como Uma Onda – Zen Surfismo
(parceria com Lulu Santos)
3 – De Repente Califórnia
(parceria com Lulu Santos)
4 – Soul De Verão
(versão de “Fame”, de Michael Gore e Dean Pitchford)
5 – Tudo Que Se Quer
(versão de “All I Ask Of You”, de Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe)
6 – Tudo Azul
(com Lulu Santos)
7 – Sereia
(com Lulu Santos)
8 – Certas Coisas
(com Lulu Santos)
9 – Perigosa
(com Rita Lee e Roberto de Carvalho)
10 – Coisas do Brasil
(com Guilherme Arantes)
11 – Dancing Days
(com Ruban)
12 – Veneno
(versão da música “Veleno“, de A. Polacci)



