RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Vendas do Comércio de Ribeirão Preto caem 0,7% em outubro, diz SINCOVARP

Impulsionada pelas vagas temporárias de fim de ano e pelos mutirões de emprego, a empregabilidade no Varejo subiu 1,2%; Índice de Confiança SINCOVARP/CDL RP ficou em níveis regulares

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Depois de pequeno crescimento em setembro (3,5%), as vendas do Comércio Varejista de Ribeirão Preto tiveram leve queda média de 1,7%, em outubro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado quando foi registrada variação negativa de 3,5% em relação a 2023. É o que aponta o CPV (Centro de Pesquisas do Varejo), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas).

“O ponto positivo é que as vendas de outubro caíram menos nesse ano. O consumidor pisou no freio, mesmo com Dia das Crianças e Halloween, e isso, claro, é reflexo do cenário macroeconômico. Se por um lado a taxa de desemprego caiu, por outro, a inflação continua acima da meta, a taxa de juros permanece em 15% ao ano, encarecendo o crédito, e os níveis de inadimplência e de endividamento das famílias seguem elevados. Esse conjunto de fatores mostra a diminuição do poder de compra do consumidor que tem priorizado os gastos mais necessários”, analisa o economista Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.

Ainda segundo Galli, “A aposta dos empreendedores lojistas é de que essa cautela do consumidor tenha gerado uma ‘demanda reprimida’ para o final de ano”, completa.

Empregabilidade

Em outubro, a variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas, no Varejo local, registrou alta de 1,2% na comparação com o mesmo período de 2024. “Nessa época se intensifica a movimentação para as contratações temporárias de fim de ano que seguem até o início de dezembro. Assim como observamos no ano passado, os lojistas têm segurado as novas contratações o quanto podem.

Os mutirões do Programa Emprega Ribeirão, co-realizados por SINCOVARP e CDL RP, têm ajudado os comerciantes na busca por mão de obra temporária”, observa o economista.

Índice de Confiança

Considerando uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDL RP de curto prazo (olhando para os três meses seguintes) teve leve queda, em outubro, com média de 2,5 pontos (ante 2,8 pontos na pesquisa anterior). A avaliação é pessimista à regular.

Considerando o índice de longo prazo (olhando para os próximos 12 meses), a média de outubro permaneceu estável em 3,0 pontos (em relação à pesquisa anterior). A avaliação é regular.

“A queda no otimismo no curto prazo se deve muito à incerteza dos lojistas sobre o desempenho de vendas no final de ano. Historicamente é um período de alta, no entanto, fica a dúvida se será ou não suficiente para zerar os estoques e fechar o ano no azul. Se tivermos a Black Friday e o Natal, dentro do esperado, os lojistas começarão 2026 mais confiantes para enfrentar um ano que promete ser turbulento”, finaliza Diego Galli Alberto.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS