Professores da UEPB encerram greve após mais de dois meses sem aulas

Com o fim da paralisação, o reinício das aulas nos oito campi da UEPB está condicionado à reorganização do calendário acadêmico

Após mais de dois meses de paralisação, os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram encerrar a greve nesta sexta-feira (5), após a aprovação de uma proposta apresentada pelo Governo do Estado durante reunião da mesa tripartite realizada em 2 de dezembro.

De acordo com o acordo firmado, o deságio de 40% no pagamento do retroativo das progressões de carreira será mantido, e o valor restante será parcelado em 20 vezes.

A presidente da ADUEPB, Cris Nepomuceno, afirmou que a proposta foi aceita pela categoria, mas destacou que professores insatisfeitos ainda podem recorrer à Justiça para exigir o pagamento integral.

Além disso, Nepomuceno informou que o governo se comprometeu a realizar um concurso público no segundo semestre de 2026, bem como concursos por banco de equivalência e o chamamento de professores aprovados no edital de 2023.

Ainda conforme a presidente da associação dos professores, uma das principais conquistas da categoria foi a manutenção da mesa tripartite, que seguirá debatendo os interesses dos professores e de outras categorias da universidade.

O reinício das aulas nos oito campi da UEPB está condicionado à reorganização do calendário acadêmico, que ainda aguarda aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS