RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Vetado projeto que reservava vagas para mulheres em empresas de segurança de João Pessoa

A proposta determinava que empresas de segurança, vigilância e transporte de valores destinassem pelo menos 20% das vagas para mulheres.

Prefeito de João Pessoa veta projeto que reservava vagas para mulheres em empresas de segurança
Foto: Ideogram

O Diário Oficial de João Pessoa publicou, nesta quinta-feira (11), o veto total do prefeito Cícero Lucena ao Projeto de Lei nº 2.236/2025, apresentado pelo vereador Mô Lima. A proposta determinava que empresas de segurança, vigilância e transporte de valores destinassem pelo menos 20% das vagas para mulheres.

Na mensagem enviada à Câmara Municipal, o prefeito explicou que o projeto trata de assuntos ligados às regras de trabalho, tema que, segundo a Constituição Federal, só pode ser regulamentado pela União. Por isso, conforme o texto, o município não teria autorização legal para criar esse tipo de obrigação para empresas contratadas pelo poder público.

O documento destaca que a proposta “interfere diretamente nas relações de trabalho” entre empresas e funcionários, o que torna o conteúdo inadequado para ser decidido em lei municipal. Como argumento, o prefeito também cita uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que derrubou uma lei estadual por envolver normas trabalhistas — reforçando que esse tipo de regulamentação deve ser feito apenas pelo governo federal.

Diante disso, Cícero Lucena afirmou que o projeto apresenta problemas legais e optou pelo veto total, com base na Lei Orgânica do Município.

Agora, a decisão volta para a Câmara Municipal de João Pessoa, que será responsável por analisar novamente a proposta e decidir se mantém ou derruba o veto do Executivo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS