Equipes da Defesa Civil e do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Araçatuba estiveram, na tarde de domingo (14), nas áreas atingidas pela enchente de sábado (13), no entorno da Lagoa das Flores, no Bairro Jardim América. Pelo menos 60 residências foram alagadas. As equipes percorreram as ruas e visitaram casa por casa.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Cardozo, órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança de Araçatuba, as equipes tiveram apoio do grupo Legendários para catalogar as residências atingidas e entregar cestas básicas e colchões.
Também auxiliaram os moradores na retirada de móveis danificados, que serão recolhidos nesta segunda-feira (15) pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp).
Segundo nota enviada pela Prefeitura, a inundação ocorreu porque uma bomba elétrica automatizada não conseguiu reduzir a vazão da Lagoa, devido à quantidade de chuva.
Dados do Centro de Informações Agrometeorológicas (Ciagro) apontam que choveu 110 milímetros das 3h às 23h de sábado, volume que representa 58% da média histórica para o mês de dezembro, que é de 189,9 milímetros.
Seis pessoas e cinco animais de estimação tiveram de ser resgatados por causa do temporal.
Os moradores foram orientados a entrarem em contato com o FSS (18 3607-6685) em caso de doações e novos atendimentos. Em casos de novas ocorrências de chuvas, o contato é com a Defesa Civil (199).



