RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Boa Notícia: Estudos revelam que começar uma rotina de atividade física em qualquer idade pode aumentar a expectativa de vida

Prática constante e regular de exercícios físicos traz ganhos físicos, cognitivos e emocionais.

Prática constante e regular de exercícios físicos traz ganhos físicos, cognitivos e emocionais.

Um corpo em movimento é um corpo que celebra a vida. Recentemente, um estudo da Universidade de Harvard reforçou o que muitos já sentiam na prática: o exercício regular é uma das estratégias mais eficazes para preservar a autonomia e a saúde mental, adicionando não apenas anos à nossa existência, mas vida aos nossos anos.

Manter um estilo de vida ativo reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares e melhora o metabolismo. Mas a pesquisa foi além do óbvio: ela revelou que existe um laço estreito entre a vontade de viver e o movimento. Quanto mais ativos nos tornamos, maior é o nosso propósito de viver. É um ciclo virtuoso onde ter projetos de vida e manter o corpo desperto caminham de mãos dadas.

Para além da estética, a musculatura firme e a mobilidade das articulações são as garantias de uma velhice com dignidade. Quando falamos de saúde, não estamos nos referindo apenas à ausência de doenças, mas ao bem-estar físico, mental e social. Ter uma vida ativa é o que nos permite continuar independentes nas atividades mais simples do cotidiano, independentemente da idade com que começamos.

Em uma sociedade patologicamente ansiosa, o exercício atua como um antidepressivo natural. Ele libera uma série de substâncias neuro-hormonais que promovem relaxamento e ajudam a equilibrar os sintomas de depressão e ansiedade. É, sem dúvida, uma das ferramentas terapêuticas de melhor custo-benefício já validadas pela ciência.

O segredo, porém, não está na exaustão, mas na constância e no prazer. Seja na musculação, na corrida, na dança ou no vôlei, o benefício real floresce na regularidade, é encontrar aquela atividade que faz sentido para você, transformando-a em um hábito gentil, e de preferência com o apoio de profissionais qualificados e humanizados.

Em uma época de culto excessivo à magreza, escolher se exercitar pela saúde física e mental é um ato de resistência. É se posicionar contra um sistema que explora o corpo e, em vez disso, escolher o bem-estar acima de qualquer padrão de beleza. Cuidar do próprio corpo, torná-lo forte e buscar um envelhecimento saudável é, acima de tudo, uma forma profunda de amor-próprio.

O movimento é um convite diário para que a gente se sinta em casa dentro da nossa própria pele. E a melhor parte da notícia? O momento ideal para aceitar esse convite é agora, qualquer que seja a sua idade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS