RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

João Pessoa recebe evento sobre atualização do Programa de Regularização Ambiental

Evento ocorre nos dias 29 e 30 de janeiro com apoio da Sudema e participação de especialistas do setor ambiental

Foto: Divulgação

A Paraíba recebe nos dias 29 e 30 de janeiro a primeira oficina realizada no Brasil voltada ao aprimoramento do Programa de Regularização Ambiental (PRA). O evento ocorre no Hotel Caiçara, das 8h30 às 17h, e conta com o apoio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

O encontro reúne técnicos, pesquisadores e representantes institucionais com o objetivo de debater desafios normativos e estratégias de recuperação de áreas degradadas, incluindo ações voltadas ao recaatingamento, essencial à recomposição da vegetação nativa da Caatinga. As oficinas têm como objetivo apresentar o projeto de aprimoramento do PRA-PB, identificar dificuldades na implementação do programa e coletar contribuições técnicas para a atualização da normativa estadual e para a elaboração do Manual Técnico do PRA.

Entre os temas abordados estão a regularização de passivos ambientais em Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais, métodos de restauração da Caatinga e da Mata Atlântica, manejo e conservação de solos, além de indicadores de monitoramento ambiental.

Para o representante da Sudema no evento, Yuri Ferraz, chefe do Setor de Geoprocessamento – SetGeo e Coordenador da Divisão de Cadastro Ambiental Rural – CAR, a iniciativa responde a desafios estruturais do estado. “A regularização ambiental de imóveis rurais é um tema muito importante para a Sudema e para o Governo do Estado e possui implicações ambientais, econômicas e sociais para o desenvolvimento sustentável da Paraíba. Com mais de 200 mil imóveis rurais cadastrados no CAR, em sua maioria pequenas propriedades, e a presença de dois biomas com necessidades distintas, a Mata Atlântica e a Caatinga, o estado apresenta desafios técnicos e complexidades logísticas que precisam ser superados”, destaca.

Segundo Yuri, a cooperação institucional foi fundamental para a realização do encontro. “É a partir dessa necessidade que surgiu a parceria entre a Sudema, o Serviço Florestal Brasileiro e a Univasf para a realização desse evento. Nosso objetivo é identificar os principais gargalos e desafios normativos para a implementação de uma regularização ambiental robusta na Paraíba, trazer para o debate experiências exitosas de outros estados e aproximar os atores e a cadeia produtiva da regularização ambiental, do litoral ao sertão paraibano”, completa.

A programação inclui momentos de alinhamento técnico, debates temáticos e atividades em grupo, com espaço para contribuições escritas e orais dos participantes. Ao final do processo, serão produzidos dois relatórios: um com recomendações para o aprimoramento da normativa do PRA-PB e outro voltado ao Manual Técnico da Regularização Ambiental, documentos que irão subsidiar políticas públicas mais eficazes e alinhadas à realidade ambiental do estado.

As oficinas são realizadas pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), Univasf, Serviço Florestal Brasileiro, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Governo do Brasil, com execução da Agroicone. A Sudema e o Governo da Paraíba participam como apoiadores da iniciativa, reforçando o compromisso do estado com a regularização ambiental, a restauração ecológica e a recuperação sustentável da vegetação nativa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS