Se tem uma coisa que Jair Rodrigues sabe fazer bem – além de dominar o palco e a plateia com a sua voz excelente e seu carisma sem igual – é se encontrar com outros grandes nomes da música brasileira em duetos inesquecíveis.
Hoje, no dia em que Jairzão completaria 87 anos, selecionamos 10 desses duetos para vocês se deliciarem enquanto escutam!
Sobre Jair Rodrigues
Nascido em Igarapava, no interior de São Paulo, Jair Rodrigues iniciou sua carreira depois de conquistar o primeiro lugar em um programa de calouros na Rádio Cultura e tornar-se crooner, cantando em casas noturnas de São Carlos, em meados da década de 50.
Seu primeiro álbum – “O Samba Como Ele É” – foi lançado no ano de 1963, trazendo a antológica canção “O Morro Não Tem Vez”, composição de Tom Jobime Vinicius de Moraes.
Cantor e intérprete talentosíssimo, dono de uma irreverência e personalidade únicas e presença de palco marcante, Jair Rodrigues é considerado o primeiro rapper brasileiro.
Ele foi precursor do gênero ao lançar – com versos mais declamados do que cantados – a canção “Deixa Isso Pra Lá” (de Alberto Paz e Edson Meneses), no seu segundo disco, “Vou de Samba com Você”, de 1964.
Foi com essa música – acompanhada de sua icônica coreografia com as mãos para cima e para baixo – que Jair Rodrigues atingiu sucesso nacional e tornou-se conhecido e admirado no Brasil inteiro.
Depois do sucesso de “Deixa Isso Pra Lá”, o artista consolidou-se de vez como um dos maiores intérpretes do país, ao vencer o II Festival da Música Popular Brasileira, em 1966, defendendo a canção “Disparada” (de Geraldo Vandré e Théo de Barros), em uma interpretação inesquecível, ao lado do Trio Marayá e do Trio Novo.
Entre os anos de 1965 e 1967, Jair Rodrigues comandou – ao lado deElis Regina – o famoso programa musical “O Fino da Bossa”, na TV Record. Juntos, os dois artistas lançaram três LPs ao vivo: um deles, “Dois na Bossa”, foi o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias.
Jairzão é pai dos também artistas Jair Oliveirae Luciana Mello, que dão continuidade ao seu legado e à bela história que o pai construiu na música popular brasileira.
Jair Rodrigues gravou mais de 50 discos e fez turnês pelo Brasil e pelo mundo ao longo de seus mais de 50 anos de carreira.
Elemorreu em casa – aos 75 anos, em maio de 2014 – em decorrência de um infarto agudo do miocárdio, nos deixando órfãos do seu talento, simpatia e genialidade, mas deixando um legado eterno na história da música popular brasileira.
Hoje, relembramos 10 duetos incríveis de Jairzão com outros nomes da nossa música!
1 – Jair Rodrigues e Elis Regina – Pout-pourri / Medley
- O Morro Não Tem Vez ( Tom Jobim / Vinicius de Moraes )
- Feio Não É Bonito ( Carlos Lyra / Gianfrancesco Guarnieri )
- Samba do Carioca ( Carlos Lyra / Vinicius de Moraes)
- Esse Mundo É Meu ( Sérgio Ricardo / Ruy Guerra )
- A Felicidade ( Tom Jobim / Vinicius de Moraes )
- Samba de Negro ( Roberto Corrêa (Golden Boys) / Sylvio Son )
- Vou Andar Por Aí ( Newton Chaves )
- O Sol Nascerá ( Cartola / Élton Medeiros )
- Diz Que Fui Por Aí ( Zé Keti / Hortêncio Rocha )
- Acender As Velas ( Zé Keti )
- A Voz do Morro ( Zé Keti )
- O Morro Não Tem Vez ( Tom Jobim / Vinicius de Moraes )



