Entre os dias 14 de março e 05 de abril se iniciará a temporada da programação “APANELA VI[r]T[u]AL”, do grupo teatral Apanela, de Ribeirão Preto (SP). A temporada consiste em apresentações virtuais do espetáculo “manifesto VI[r]T[u]AL [F5] dUmZé”, e mais uma videoconferência “A RUA através da JANELA”.
Gratuitos e com Classificação Livre. Espetáculo: “manifesto VI[r]T[u]AL [F5] dUmZé” Serão oito apresentações on-line do espetáculo “manifesto VI[r]T[u]AL [F5] dUmZé”, que ocorrerão por meio do Instagram do grupo e de parceiros. A transmissão será ao vivo, com duração de 30 minutos.
Sinopse Essa é a história dUmZé, que como qualquer Zé leva a vida do jeito que dá. A criação inspirada em contos populares é atravessada pela necessidade coletiva de lutar pela vida. O manifesto propõe um encontro digital onde a expressão cênica investiga a linguagem ficcional colocando em xeque a própria realidade.
Já o espectador, assim como qualquer Zé, fica com a questão: café vai bem com açúcar? A criação do“manifesto VI[r]T[u]AL [F5] dUmZé” aconteceu remotamente durante a pandemia.
Cronograma
14/03 e 15/03 – Estréia pelo Instagram do grupo @gtapanela
21/03 e 22/03 – Apresentação pelo Instagram @tpccursodeteatro
28/03 e 29/03 – Apresentação pelo Instagram @casadasartesrp
04/04 e 05/04 – Apresentação pelo Instagram @fortevoador Todas se iniciarão às 20h30min.
Videoconferência: “A RUA através da JANELA” O grupo ainda realizará, no dia 23/03 às 20h pelo seu canal no Youtube, a videoconferência “A RUA através da JANELA”, indicada para estudantes e artistas de teatro, terá exibição on-line do curta metragem “manifesto dUmZé” (Classificação Livre), com audiodescrição, legendagem e intérprete de libras, a fim de incentivar uma arte mais inclusiva. Após a exibição, acontecerá uma roda de conversa com o elenco e convidadas sobre o processo de montagem. Quem quiser participar do bate-papo poderá se inscrever gratuitamente, clique aqui.
Sinopse
No limiar entre a ficção e a realidade, surge uma fábula, em que se apresenta uma floresta bem à moda brasileira. Nesta selva vivem diversos animais um tanto quanto exóticos que vivenciam dificuldades antigas e contemporâneas. O que mais poderia emergir em meio às inúmeras adversidades.
A programação “APANELA VI[r]T[u]AL” é um projeto com a realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
“Em caso de incêndio, terremoto, inundação e/ou pandemia, nós continuaremos. Bom experimento a todos” (Trecho da apresentação on-line, Grupo Teatral Apanela).