O Governo do Estado de São Paulo afirmou, em coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta sexta-feira (9), que a fase vermelha do Plano SP começa a valer, para todo o Estado, a partir desta segunda-feira (12), e deve durar até o dia 19 de abril.
Com isso, está permitida a volta de partidas de futebol e outros esportes profissionais ainda sem público, após às 20h, com testagem protocolos rígidos. A fase também permite a retirada de produtos para shoppings, comércios e restaurantes. Além da volta às aulas em escolas públicas e particulares, com a presença de 35% dos alunos, a partir de segunda-feira.
Mesmo na fase vermelha, o Estado manteve algumas das medidas da fase emergencial, como o toque de recolher das 20h às 5h, a obrigatoriedade de teletrabalho para todas as atividades administrativas e a proibição de celebrações religiosas coletivas.
O anuncio foi dado pelo vice-governador Rodrigo Garcia, que indicou a melhora nos índices da pandemia no Estado como motivo para a nova classificação, como a desaceleração da ocupação de leitos de UTI, que se encontra abaixo de 89%. “A medida tomada na fase emergencial, o esforço nas últimas semanas começa a dar os resultados”, disse o vice-governador.
Ribeirão Preto
De acordo com dados da plataforma leitoscovid.org, Ribeirão Peto notificou 64,5 mil casos de Covid-19, 1,642 óbitos e 58,3 mil casos recuperados desde o início da disseminação do vírus no município, em meados de março de 2020.
Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 92,04%, o que representa 289 leitos ocupados em um total de 314. Sobre os leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é de 78, 50%. A porcentagem significa 314 leitos ocupados em um total de 400.
A Prefeitura de Ribeirão Preto marcou uma coletiva de imprensa para o final da tarde desta sexta-feira (9), no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, onde serão anunciadas novas medidas de contenção contra o novo coronavírus na cidade.