Home Notícias Cotidiano Vídeo| Câmeras flagram homem ateando fogo em vegetação de área rural

Vídeo| Câmeras flagram homem ateando fogo em vegetação de área rural

0
Vídeo| Câmeras flagram homem ateando fogo em vegetação de área rural
Foto: Reprodução/ Rede Social

Um homem foi flagrado ateando fogo na zona rural do município de Guatapará. As imagens foram feitas por câmeras de segurança instaladas na residência de moradores do local e são da última quinta-feira (19).

Segundo o engenheiro agrônomo que trabalha no Departamento de Agronomia e Meio Ambiente, Julio Takaki, a área queimada corresponde a 10m². O tamanho do local equivale a uma quadra de futebol.

As chamas foram controladas. Para isso, contou com ajuda dos moradores do local. Incêndios como o que foi registrado são recorrentes no local. Nesta terça-feira (24), a cidade registrou mais duas ocorrências.

Questionado sobre como está a situação do município em relação a incêndios, Takaki classificou a situação como gravíssima. “A situação está gravíssima e suspeitamos que são todo provocados. A geada que tivemos este ano contribuiu, pois muita planta foi morta, fazendo com que a vegetação secasse”, disse.

Nas imagens registradas, é possível ver uma pessoa, ao lado de um carro parado em frente a uma vegetação. Segundos após, as chamas atingem a plantação e o veículo sai do local.

Até agora o suspeito não foi localizado.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta neste dia 23 a respeito das queimadas na federação paulista. Já que nos últimos tempos, os focos de incêndio, em coberturas vegetais, têm aumentado pelo território e, em alguns casos, é necessário o uso de aeronaves, devido à rápida propagação das chamas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Defesa Civil, a maior parte dos incêndios florestais é decorrente de ação antrópica – causados pelo homem, de maneira acidental ou intencional. As causas mais comuns são limpeza de terreno e destruição de lixo, descarte errado de cigarro, soltura de balões, dentre outras.

Além disso, a propagação conta com o apoio da baixa umidade relativa do ar, bem como a falta de chuvas.