A Prefeitura de Araçatuba realizará a reforma e modernização do Terminal Rodoviário Urbano “Nelson Reis Alves”, localizado entre as ruas Tupi e Olavo Bilac, ao lado da antiga plataforma ferroviária. O investimento previsto é de R$ 1.080.000,00, sendo R$ 600 mil provenientes de recursos do Governo do Estado de São Paulo, destinados aos Municípios de Interesse Turístico (MIT), e R$ 480 mil de contrapartida municipal.
A contratação da empresa responsável ocorrerá por meio de licitação na modalidade de menor preço. Embora a data de abertura do certame ainda não esteja definida, a previsão é de que as obras tenham início entre o final deste ano e o começo de 2027.
O projeto contempla a revitalização completa do terminal, com foco na melhoria da segurança, acessibilidade, mobilidade e conforto dos usuários do transporte coletivo urbano. Entre as principais intervenções previstas estão a substituição das telhas e calhas, recuperação da estrutura de cobertura, ampliação da área de espera e embarque, reorganização do mobiliário urbano, instalação de novos bancos e lixeiras, além da implantação de rampas de acesso e piso tátil para garantir melhores condições de circulação às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
As melhorias também visam proporcionar maior fluidez ao embarque e desembarque de passageiros, qualificando o ambiente de espera e tornando o terminal mais funcional, acessível e adequado às necessidades da população.
Corpo de Bombeiros
O prefeito Lucas Zanatta (PL) destacou que a reforma integra o conjunto de ações voltadas à modernização dos espaços públicos e à valorização do transporte coletivo. “O objetivo é oferecer aos usuários um terminal mais seguro, confortável e acessível, garantindo um padrão de atendimento compatível com a importância do transporte público para a mobilidade urbana do município”, afirmou.
Na última terça-feira (24), o prédio do novo terminal rodoviário urbano, cuja construção havia sido concluída, mas que não chegou a entrar em operação, foi oficialmente destinado à instalação da unidade do Corpo de Bombeiros de Araçatuba, ampliando a estrutura de atendimento de segurança pública na cidade.



