Basta chega. Não te quero mais

Veruska Ghendov
Veruska Ghendov
É Psicóloga especializada nas áreas Clínica, Jurídica e Neuropsicologia, é Perita em Saúde Mental e Bacharel em Teologia. Também é palestrante, Diretora Técnica e CEO da empresa de Saúde Mental Equipes Online.

Tem uma frase que pode transformar sua vida, sua rotina, seu futuro, quando você percebe que não aguenta mais viver um relacionamento destrutivo, “BASTA”. 

Se você vive um relacionamento que te adoece, que te diminui, te humilha, te desqualifica, ou que te faz andar pisando em ovos com medo da próxima explosão, esse texto é pra você. Relacionamento tóxico, abusivo, agressivo,  não é uma fase ruim, não é um dia ruim, não é um mau humor momentâneo, é uma prisão emocional, constante, frequente, que acaba com sua saúde emocional, te afasta da família e te destroi completamente. Só existe um detalhe importante nessas situações, esse detalhe é entender que toda prisão tem uma porta de saída, um BASTA, um CHEGA, um momento de lucidez que te mostra que há muitas coisas erradas que precisam ser resolvidas. 

Como identificar quando o relacionamento chegou ao fim?

Quando temos um relacionamento saudável esse relacionamento te expande, te amplia, e melhora, te faz ver o mundo de uma forma melhor com apoio afetivo emocional do companheiro. Já a relação tóxica te encolhe, angústia, te abandona, te frustra constantemente, e pior te fere, te machuca, todos os dias.  Se você se sente menor, confuso, culpado por tudo e com medo o tempo todo, acenda o alerta, comece a perceber o que está acontecendo, não deixe a carência te cegar, te bloquear, te prender. você se sente quebrada todos os dias, abandonada, preterida e pior, por muito tempo ainda acredita que você é culpada, que se você fizesse diferente seria melhor, pleno engano, o problema não é você e nunca será você.

Por que é tão difícil entender o FIM, principalmente quando na verdade nem deveria ter começado.

Na verdade, quando o vínculo afetivo é traumático, a sua mente fica viciada no ciclo do adoecimento, decepção-reconciliação-culpa. A migalha de carinho depois da humilhação libera dopamina. Você fica preso no ciclo, esperando a próxima fala de amor para compensar o horror da humilhação.

Outro ponto é o medo da solidão, muita gente vive uma solidão acompanhada, só para não ter que enxergar a vida afetiva horrível e a falta de amor pela qual vive. Tem medo de perder o que na verdade NUNCA TEVE. Tem medo de perceber que se apaixonou por quem não existe, e infelizmente nunca vai existir.

Se você está vivendo algo assim, preste atenção está chegando a hora de dizer BASTA

Comece a nomear os abusos, pare de se justificar e se culpar. Pare de chamar de “ciúmes”, “temperamento forte”. É ABUSO PSICOLÓGICO, VERBAL, FINANCEIRO, FÍSICO. Dar nome tira o poder que ele tem sobre você, desmascara a mentira e até mesmo a negação vivenciada por você. Escreva tudo que te machuca. Ver no papel quebra a negação.

Ao entender o que está ocorrendo, e que você precisa sair dessa situação,  planeje a sua saída em segurança. Se há risco físico, não avise. Procure sua rede de apoio, você vai precisar de suporte, procure também a Casa da Mulher. Saia primeiro, converse depois. Se não há risco físico, seja clara e breve. Mas lembre-se: não justifique nada, apenas diga CHEGA, BASTA.Não me procure mais.

 Não entre em debate. Abusador é mestre em te virar pelo avesso com palavras. Corte o contato, COMPLETAMENTE. No início vai doer, Mas passa.

Lembre-se que sua rede de apoio é importante para sua reconstrução emocional. Terapeuta, amigos, família, igreja. Você não precisa nem deve fazer isso sozinha. 

REFAZENDO A VIDA EMOCIONAL: PAZ E FELICIDADE DEPOIS DO CAOS

Reaprenda a ser você, se liberte, resgate a sua identidade. Cuide das suas emoções, afinal traumas emocionais desregulam, desestruturam. Aprenda a se perdoar, você não foi burra, apenas amou um príncipe que só existiu em sua imaginação. E para concluir redefina o significado do amor em sua mente. Afinal amor é paz. se não tem paz, não é amor. É dependência, carência, menos amor. Sair dói, mas ficar nessa situação, te sequestra e te mata aos poucos internamente. Mata sonhos, autoestima e saúde. Dizer  “BASTA, CHEGA NÃO TE QUERO MAIS” é te oferecer uma chance verdadeira de poder se reconstruir e encontrar um amor verdadeiro que te faça bem, traga paz, te amplie e te ajude a construir uma felicidade afetiva sem te afastar de quem você ama e de quem você é.

Se você se identificou com este texto, será que não chegou a hora de dizer algo?? quer ajuda?? então vamos lá, um, dois, três………….. “BASTA, CHEGA EU NÃO TE QUERO MAIS”. E Seja realmente muito mais feliz.

Um abraço e até semana que vem.

Veruska

Leia mais:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS