A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) inaugura, na próxima terça-feira (1º de julho), sua nova sede administrativa no Centro Histórico da Capital. O novo prédio foi projetado para atender à atual estrutura do Legislativo municipal, que hoje conta com 29 vereadores, além de oferecer maior capacidade de atendimento ao público.
A solenidade marcará a entrega do edifício construído em frente à sede histórica da Casa Napoleão Laureano. O projeto prevê quatro pavimentos, 36 gabinetes parlamentares, novo plenário, auditórios e estrutura voltada para critérios de sustentabilidade, com sistema de captação de água da chuva, geração de energia solar e construção em tecnologia Steel Frame.
A obra teve origem em 2022, quando foi aprovado um empréstimo de até R$ 20 milhões para viabilizar a construção. O projeto já possuía alvará de construção e autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep). O contrato de financiamento foi assinado pelo então presidente da Câmara, Dinho Dowsley (MDB), e pelo então prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), junto ao Banco Regional de Brasília (BRB).
O processo de implantação da nova sede passou por diversas etapas ao longo dos últimos anos. Em 2023, foi lançado o edital para contratação da empresa responsável pela obra e assinada a ordem de serviço. Durante 2024 e 2025, vereadores, representantes de órgãos públicos, entidades e integrantes da sociedade civil realizaram visitas técnicas para acompanhar o andamento da construção.
Além da nova sede administrativa, a Câmara também está construindo sua Sede Social, localizada na região conhecida como Três Ruas, no bairro dos Bancários. O espaço começou a ser implantado após a assinatura da ordem de serviço e do lançamento da pedra fundamental, em junho de 2025, com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões.
Segundo a Câmara, o complexo será destinado aos servidores da Casa e também à comunidade. O projeto prevê que, futuramente, o espaço possa abrigar um centro de capacitação, creche-escola, centro médico e odontológico, além de outros equipamentos públicos vinculados ao Poder Legislativo Municipal.
De acordo com a Casa Legislativa, a inauguração da nova sede representa a substituição da estrutura histórica inaugurada na década de 1970, projetada originalmente para atender apenas 12 vereadores, número que deixou de acompanhar o crescimento da representação política e das demandas administrativas do município.


