Cabelo bonito: especialista recomenda cuidados no inverno

Dermatologista explica como manter os cabelos saudáveis durante a estação mais fria do ano

0
Flávia Villela, médica especialista em dermatologia e medicina estética, sugere cuidados

Você sabia que temperaturas muito baixas também podem prejudica os seus cabelos? Em geral, os fios são partes que precisam de cuidados regularmente, assim como a nossa pele, e no inverno isso não seria diferente.

Durante esse período mais frio do ano, além da queda de temperatura também ocorre a redução da umidade do ar, o que pode causar crises respiratórias e castigar nossa pele e cabelo, fazendo com que ele fique ressecado e quebradiço. Segundo Flávia Villela, médica especialista em dermatologia e medicina estética, duas ações muito comuns do nosso dia a dia, ainda podem se tornar um grande vilão quando falamos sobre esse assunto.

“É muito comum que em dias frios utilizemos a temperatura máxima do chuveiro, mas essa é uma prática que pode prejudicar muito, já que a água quente irá remover o óleo natural da pele. Banhos extremamente quentes ainda podem secar o couro cabeludo, fazendo com que ele descame”, explica Flávia, que também relembra o cuidado com a utilização de secadores com muita frequência.

Todas essas ações são coisas que influenciam na saúde capilar, mas é importante você saber que é possível evitar esse problema, apenas com cuidados simples, que podem ser adaptados a sua rotina.

CUIDADOS

Felizmente, mesmo que o frio possa trazer alguns problemas para os fios capilares e para o couro cabeludo, existem algumas ações que podem minimizar o dano e garantir que seu cabelo continue firme, forte e bonito. Segundo a especialista em dermatologia Flávia Villela, atitudes simples e constantes ajudam no combate desse problema.

“Quando falamos que o frio prejudica o cabelo, algumas pessoas podem se assustas, mas a verdade é que algumas coisinhas simples ajudam evitar esse ressecamento. Não deixar de lavar o cabelo, evitar banhos quentes, usar de forma adequada o condicionador, secar bem os fios e não utilizar muitos adereços na região são exemplos disso”, explica a médica.

Além desses, Flávia Villela também lista outras atitudes que podem ajudar a prevenir o ressecamento do fio:

Evite sair de casa com o cabelo molhado;
Use condicionador;
Redobre os cuidados se seu cabelo for colorido;
Use gorros, mas não abuse;
Mantenha uma alimentação saudável.