O idoso Hermantino da Silva Mendonça, de 84 anos, deu entrada na UPA Norte (Unidade de Pronto Atendimento) na manhã de terça-feira (23). Ele foi levado à unidade de saúde pelos filhos após passar mal com insuficiência cardíaca e problemas respiratórios.
“O médico disse que ele tem água no pulmão e que o caso é seríssimo. Estamos com medo e lutando uma vaga para internação. No hospital há muito mais recursos do que aqui”, disse o frentista aposentado Claudinei da Silva Mendonça, filho do idoso.
De acordo com ele, assim que chegou ao local ele teve a respiração assistida e os médicos pediram para entubá-lo. A família recusou.
“Ele está em uma maca e apenas ontem deram um banho nele, porque pedimos pelo amor de Deus. Ele está com muita dor, passa a noite inteira gemendo. A gente não tem o que fazer”, disse o filho.
Resposta
Em nota à redação, a Secretaria Municipal da Saúde informou que “a prerrogativa de transferência é do médico que está à frente do cuidado do paciente, que está recebendo toda a assistência necessária enquanto aguarda a regulação”.
Ainda segundo o texto, a orientação do órgão é para “que familiares procurem a assistente social da unidade de saúde”.
De acordo com a informação obtida pela família e da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde, às 17h30min, desta quinta-feira (25), o paciente já foi encaminhado ao Hospital Santa Lydia, onde receberá os cuidados necessários.
Fernanda Bufoni