Modernidade, acessibilidade em um projeto inovador que atende os princípios da economicidade. O novo Centro Administrativo “Prefeito José de Magalhães”, localizado na rua Américo Brasiliense, 426 – Centro, foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira, dia 1º de setembro. O novo endereço abriga a sede da Prefeitura e as secretarias de Governo, Casa Civil, Justiça e Fazenda, além do Departamento de Comunicação Social, Coordenadoria de Projetos, Coordenadoria de Metas e Assessoria Técnico-legislativa (Astel). Autoridades e ex-prefeitos estiveram presentes à solenidade de inauguração.
O novo prédio de cinco pavimentos (subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares) foi construído na década de 1980 e sediou a Caixa Econômica Federal por décadas. Após ser adquirido pelo município, conforme autorizado pela Lei Complementar nº 2.891, de 16 de julho de 2018, o imóvel passou por uma ampla reforma para receber a estrutura administrativa do Executivo Municipal: reforma da rede elétrica, hidráulica, iluminação, sistema de climatização, pisos e revestimentos, sanitários, elevadores, sistema de combate a incêndio, impermeabilização, divisórias, entre outros. O nome do novo prédio é uma homenagem ao prefeito eleito no ano de 1947, José de Magalhães.
A antiga sede da Prefeitura, o Palácio Rio Branco, teve as obras iniciadas em 3 de agosto de 1915, sendo inaugurado em abril de 1917. O prédio conta com dois pavimentos e um porão, tem 600 metros quadrados de área coberta, totalizando 1.800 metros quadrados de construção. O estilo de sua fachada é uma transição do barroco para o moderno, inspirado nas fachadas arquitetônicas do início do século da França. O nome escolhido foi uma homenagem ao Barão do Rio Branco, falecido em 1912, que também ganhou uma herma na praça que fica em frente ao Palácio. Durante seus anos iniciais, o Palácio foi a sede da Câmara dos Vereadores, da Prefeitura, da Procuradoria e outros órgãos políticos.
Restauro do Palácio Rio Branco – Um projeto de reforma e restauro está sendo elaborado e prevê todo o restauro dos elementos arquitetônicos, pinturas, madeiramento, projeto de acessibilidade, projeto de bombeiro e paisagismo. O projeto está na fase final de elaboração e será encaminhado para os Conselhos de Preservação de Patrimônio (Conppac e Condephaat) para aprovação.