O Grupo Thathi de comunicação teve acesso na tarde desta quarta-feira (28) ao boletim de ocorrência registrado por uma mulher de 27 anos, moradora do Rio de Janeiro, contra três jogadores do Botafogo de Ribeirão Preto: Lucas Delgado, João Diogo e Dudu Hatamoto. O caso está sob a investigação na 4ª Delegacia de Polícia da capital fluminense, que fica no bairro Praça da República.
Segundo a denúncia, ela conheceu Delgado em uma casa noturna no bairro Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O jogador a teria convidado para o hotel onde ele e o restante da equipe – que horas antes haviam jogado contra o Volta Redonda e conquistado o acesso para a série B – estavam hospedados, na região portuária da cidade.
A mulher narra que consentiu em fazer sexo com o atleta argentino, mas que teria exigido que ele usasse preservativo. Ela narra que o jogador se recusou.
Ainda segundo a versão da denunciante, ela estava tomando banho quando os outros dois jogadores – João Diogo e Dudu – entraram no quarto de Delgado e tentaram manter relações sexuais. Com a recusa, os dois teriam ofendido a mulher e Dudu teria dado uma mordida em seu seio direito.
A mulher afirma ter deixado o quarto e pedido ajuda aos funcionários do hotel, antes de procurar a Polícia Civil.
Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia do Rio de Janeiro informou que os agentes foram ao local, conversaram com funcionários do hotel e requisitaram imagens de câmeras de segurança. “A vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e demais diligências serão realizadas para esclarecimento do fato”, diz o texto.
A reportagem solicitou à assessoria de imprensa do Botafogo os contatos diretos dos jogadores ou de seus advogados, mas foi informada pelo clube de que eles não foram disponibilizados pelos atletas.
Se houver um posicionamento direto de qualquer um dos jogadores envolvidos no caso, essa matéria será atualizada.
Botafogo se manifesta
Em nota oficial, o Botafogo repetiu informações já repassadas ao Grupo Thathi pelo diretor-executivo de futebol Paulo Pelaipe: a rescisão do contrato de Lucas Delgado – que pediu para deixar o clube – e a punição disciplinar a Dudu e João Diogo. A equipe informou ainda que vai colaborar com as investigações e que repudia qualquer forma de violência contra a mulher.
Confira o texto na íntegra:
O Botafogo informa que tomou ciência da denúncia contra os atletas Lucas Delgado, João Diogo e Eduardo Hatamoto, que são acusados de agressões físicas e verbais a uma mulher no Rio de Janeiro na madrugada do dia 26/09.
Os três jogadores deixaram a concentração por volta da 1h de segunda-feira, logo após a delegação chegar ao Rio de Janeiro. A saída dos atletas, no entanto, não estava liberada, já que o voo de retorno para Ribeirão Preto estava agendado para o início da manhã.
Nesta tarde, após conversa entre as partes, o atacante Lucas Delgado já teve o seu contrato rescindido. Eduardo Hatamoto e João Diogo também foram punidos por infração disciplinar. O Botafogo também informa que aguardará a conclusão das investigações para decidir quais outras atitudes serão tomadas sobre os dois atletas.
O Botafogo reafirma publicamente seu repúdio a toda e qualquer forma de violência e de assédio, especialmente contra as mulheres, e contribuirá na apuração dos fatos e responsabilidades.