Prefeitura inaugura obra de arte em cruzamento de avenidas em Ribeirão

Também foram inauguradas placas que denominam a rotatória Rubens Prudente Corrêa e a praça Doutor Osmani Emboaba da Costa

Nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, foi inaugurada a obra de arte da artista Elisa Bracher, instalada no cruzamento das avenidas Fiusa com Independência. Na cerimônia também foram inauguradas as placas de homenagem que denominam a rotatória Rubens Prudente Corrêa e a praça Doutor Osmani Emboaba da Costa.

A obra “Sem Título” (2013) foi confeccionada com materiais orgânicos e técnicas artesanais de construção provenientes de tradições culturais brasileiras. Utilizando-se de pilares de madeira de antigas casas da região do interior de São Paulo, a artista constrói uma estrutura de escala monumental que se equilibra por meio de um sistema de encaixes e de peso e contrapeso. A madeira, que antes fazia parte de uma árvore, depois de uma casa e agora de uma escultura, mantém suas marcas: dos veios dos troncos aos cortes e furos produzidos por máquinas. A ação do tempo também se faz presente nessas toras escolhidas por Bracher, deformações causadas pelo calor e pela umidade que nos permitem observar a impermanência da matéria viva. Ainda assim, é por meio de suas existências que podemos acessar outros tempos, talvez cem ou duzentos anos atrás.

Em sua visita a Ribeirão Preto, na segunda-feira, dia 26, a artista Elisa Bracher destacou a importância da iniciativa. “O meu trabalho como escultora sempre se fortalece quando a obra pode ser pública, porque lugar público é de todo mundo. Fico muito feliz de Ribeirão Preto receber essa obra, realizada com madeira de construção antiga, de fazendas do período do café que também remete um pouco da história de Ribeirão Preto, uma cidade onde também havia essas fazendas”, destacou a artista Elisa Bracher.

A instalação da escultura foi viabilizada pela Associação Clube Mais, além dos empresários Maria Eduarda Pereira, Ricardo Brito Santos Pereira, Silvia Velludo e Marcelo Guarnieri.

Saiba quem é Elisa Bracher

Escultora, gravadora e desenhista. É formada em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – Faap, em São Paulo. Durante o último ano da faculdade, faz curso de gravura em metal com Evandro Carlos Jardim (1935). Em 1989, torna-se professora de desenho e gravura na Faculdade de Artes Plásticas da Faap. Trabalha com gravura, realizando obras abstratas, com leve tendência construtiva, no começo da década de 1990. Em paralelo, inicia a realização de trabalhos tridimensionais em metal. Em seguida, passa a utilizar a madeira em suas obras, optando com frequência por materiais velhos, desgastados pelo tempo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS