A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou nesta terça-feira, dia 31 de janeiro, no Diário Oficial do Município, a concorrência pública 19/2022, para contratação de empresa especializada para a execução do remanescente da obra do viaduto no cruzamento das avenidas Mogiana e Brasil. A licitação será realizada no dia 6 de março de 2023.
“A obra reduzirá o ponto crítico de quem transita na confluência das avenidas Brasil e Mogiana, gerando mais fluidez com o viaduto que vai passar por cima dessa rotatória em direção à avenida Thomaz Alberto Whately, garantindo à cidade segurança viária”, explica o prefeito Duarte Nogueira.
Com dez metros de altura, sete pilares e 165 metros de extensão, o viaduto será fundamental para o corredor de ônibus Norte-Sul, beneficiando cerca de 700 mil usuários do transporte público. A ponte sobre a linha férrea também será concluída, passando a ter o dobro da largura, com 15 metros. Ao todo, serão 48 mil metros quadrados de pavimentação, 3,6 mil metros cúbicos de concreto e 350 toneladas de aço.
A obra ainda beneficiará os bairros Ribeirão Verde, Jardim Aeroporto, Avelino Palma, Adelino Simioni, Heitor Rigon, Distrito Empresarial, Quintino Facci I e II, Tanquinho, Campos Elíseos, Vila Elisa e Vila Brasil
.Histórico –
A primeira empresa (Contersolo) vencedora da licitação para implantação do viaduto da avenida Brasil e Mogiana foi notificada sobre rescisão contratual e sofreu a aplicação de multa calculada em 10% do saldo remanescente. Já a rescisão do contrato com a segunda empresa (Ramadam Engenharia e Empreendimentos Ltda), se deu pelo descumprimento contratual dos prazos estabelecidos. A empresa foi penalizada e uma nova licitação foi iniciada prontamente.