Quem são os novos rostos da MPB? Quem está construindo seu legado na música brasileira e ganhando destaque? O Vitrine te conta! Esta semana, Lívia Nolla recebe Jadsa, multi-artista baiana que vem se destacando na nova geração de músicos baianos.
Jadsa nasceu em Salvador, Bahia. É cantora, compositora, guitarrista, produtora e diretora musical. Com o EP Godê (2015), coproduzido por ela e pelo coletivo Tropical Selvagem, participou de festivais soteropolitanos como o Radioca, Festival Caymmi e o Lado BA, entre outros, acompanhada da banda Monstra.
Suas influências musicais são o pop, rock e jazz. Jadsa tem a MPB do final dos anos 60 e da década de 70 como forte inspiração. A vanguarda paulista de Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé também. Como instrumentista, a artista também tem como inspiração grandes guitarristas e compositores estrangeiros, como Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Seu primeiro álbum solo Olho de Vidro, de 2021, listado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como um dos melhores discos do ano. Jadsa também foi indicada ao prêmio de Artista Revelação, promovido pela mesma instituição.
Jadsa ressalta a importância que sua experiência no teatro trouxe para sua arte
Jadsa começou a tocar com 13 anos. Atualmente, com 27, já foi indicada nas duas categorias principais do Prêmio Multishow de Música Brasileira 2021. Com Lívia Nolla, a artista baiana relembra suas primeiras memórias e influências na música, como a efervescência dos anos 90 em Salvador, principalmente com o Axé Music.
A artista também citou o começo de carreira, quando era membro de uma banda que fazia cover das músicas de Pitty. Aos poucos, Jadsa conta que algumas músicas autorais dela foram incluídas nos shows, o que a incentivou a continuar musicando os poemas que escrevia.
Sua experiência com o teatro, ideia que surgiu de sua mãe, também foi ponto importante para sua carreira. Foi nesse palco que Jadsa foi superando a timidez.
Hoje, Jadsa é considerada uma das artistas mais celebradas da nova geração de músicos baianos, assim como expoente da cena contemporânea da MPB. Para a CNN Brasil, é uma das cantoras que mudou a cara da música brasileira em 2021. Foi eleita pelo Correio24horas como a cantora baiana do ano de 2021.
Ouça o episódio na íntegra:
Sobre o ‘Vitrine’
O Vitrine chega na grade da novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio.
Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.
Confira a playlist oficial do programa: